Transcrição traduzida da fala de Wang Wenbin do Departamento de Informação do Ministério de Relações Exteriores da China:
Tradução da transcrição da resposta dada pelo porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Wang Wenbin, a uma pergunta da AFP, na Conferência Regular de Imprensa, Pequim, 4 de dezembro de 2023. Fonte: Ministério das Relações Exteriores, RPC
O secretário de Comércio dos EUA chamou recentemente a China de “a maior ameaça que já tivemos” e enfatizou que “a China não é nossa amiga”. Ela também instou os líderes empresariais dos EUA a colocarem a segurança nacional acima das receitas de curto prazo. Qual é o seu comentário sobre isso?]
“O Presidente Biden observou certa vez que os EUA não procuram travar o desenvolvimento económico ou o progresso científico e tecnológico da China. No entanto, as observações do funcionário dos EUA contradizem isto. Dificilmente conquistará a confiança da China e do resto do mundo e revela a mentalidade de Guerra Fria profundamente enraizada e a mentalidade hegemônica de alguns nos EUA. A China nunca aposta contra os EUA e não tem intenção de desafiá-los ou derrubá-los.
Os EUA precisam de ter uma compreensão correta da China, trabalhar com a China para cumprir seriamente os importantes entendimentos comuns alcançados entre os dois presidentes na sua reunião em São Francisco, parar de ver a China como um inimigo, corrigir o movimento errado de levar a cabo grandes ações. confronto entre países sob o pretexto da concorrência e evitar dizer uma coisa e fazer outra.
Li alguns comentários nas plataformas de mídia chinesas, que gostaria de citar aqui e espero que os EUA reflitam seriamente sobre isso. Ir contra as regras, princípios e leis do mercado de livre comércio é como construir uma barragem de peneiras – não importa o quanto você tente, a água correrá pelas peneiras até onde está indo.”
Fonte: Sony Thang – nxt888