No início do último sábado, 2, quatro caças F-16 da Força Aérea Israelense lançaram ataques nos arredores de Damasco, na Síria. Surpreendentemente, os sistemas de defesa aérea sírios conseguiram neutralizar a maioria das bombas desferidas.
A confirmação desses eventos veio por meio do contra-almirante Vadim Kulit, vice-chefe do Centro de Reconciliação de Lados Opostos na Síria, vinculado ao Ministério da Defesa da Rússia. Notavelmente, não houve vítimas registradas durante o incidente. Kulit especificou que os ataques originaram-se do espaço aéreo das Colinas de Golã ocupadas, utilizando bombas aéreas guiadas.
“Os sistemas de defesa aérea das forças armadas sírias foram eficazes na interceptação da maioria das bombas aéreas, fazendo uso dos sistemas russos Pantsir-S e Buk-M2E”, relatou o contra-almirante, conforme informado pela agência Sputnik. Vale ressaltar que esses ataques israelenses na Síria têm sido recorrentes desde o início do conflito entre Israel e os palestinos, iniciado em 7 de outubro.