Menu

A conclusão óbvia do TCU sobre o envolvimento de Bolsonaro no caso das joias

A equipe técnica do Tribunal de Contas da União (TCU) propõe que Jair Bolsonaro (PL) seja obrigado a apresentar, em um prazo de 15 dias, os itens recebidos durante seu período como chefe de Estado que não foram devidamente registrados no sistema do acervo da Presidência da República, de acordo com informações de Bela Megale, […]

8 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Foto: Reprodução

A equipe técnica do Tribunal de Contas da União (TCU) propõe que Jair Bolsonaro (PL) seja obrigado a apresentar, em um prazo de 15 dias, os itens recebidos durante seu período como chefe de Estado que não foram devidamente registrados no sistema do acervo da Presidência da República, de acordo com informações de Bela Megale, do jornal O Globo.

O relatório de auditoria sugere que o TCU emita uma ordem para que o ex-presidente da República, Sr. Jair Messias Bolsonaro, entregue à Presidência da República todos os elementos de seu acervo documental privado, bem como os presentes recebidos em decorrência de sua posição como Presidente da República, que não foram registrados corretamente no Sistema InfoAP. O parecer foi encaminhado aos ministros no contexto do caso das joias sauditas.

No documento, os auditores contestam a narrativa apresentada pela defesa de Bolsonaro, que argumentava que as joias seriam consideradas itens de natureza pessoal. De acordo com os técnicos, a irregularidade “configura desvio de bens que deveriam ser incorporados ao patrimônio da União”. Ministros do tribunal afirmam que essa conduta pode caracterizar o crime de peculato.

Os auditores concluem que tanto as joias quanto as armas recebidas por Bolsonaro durante seu mandato são propriedade do Estado brasileiro. Nesse sentido, determinam que a Caixa Econômica Federal restitua o colar de diamantes, o relógio e outros objetos atualmente sob posse de Bolsonaro.

Em relação às joias, o parecer afirma que elas “possuem características que as tornam bens públicos”, sendo necessário comunicar à Caixa Econômica Federal para devolver os objetos ao ex-presidente, que, por sua vez, deve entregá-los à Presidência da República.

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Alexandre Neres

05/12/2023 - 00h19

É impressionante o que a ideologia faz. Turva a visão. Piora a situação quando o texto é truncado e ininteligível.

Estamos aqui na matéria a discutir um larápio rastaquera. Ponto.

Se um roubou pouco, o outro roubou muito, fica claro quem está sendo demonizado, apesar de tudo que vivenciamos nos últimos anos. Basta acreditar no que confirma as minhas crenças, independentemente dos fatos e de provas. Simples assim.

A título de exemplo, como pode uma pessoa que se arvora em ser detentor das virtudes, da moral e dos bons costumes, defender um safado que corrompeu o sistema judicial deliberadamente para excluir da corrida eleitoral o candidato favorito, sem nem disfarçar, e depois, na maior cara dura, abandonou a toga e foi compor a equipe de quem ajudou a ganhar. Mas se isso aconteceu para perseguir meu desafeto, tudo bem, que se lasque, o que é que eu tenho a ver com isso, não é mesmo?

Se a mentalidade das nossas elites se limitasse a isso, além de influenciar sobremaneira uma classe média basbaque, que se presta a uma vassalagem vexatória, inda vá lá, no entanto é racista até a medula.

Meus pais me ensinaram desde moleque a não me esconder, a me posicionar, a dar nome aos bois. Trata-se de uma questão de hombridade, de caráter, assumir o que se faz e a consequência dos seus atos e de suas palavras.

Ideologia, eu quero uma pra viver!

Alexandre Neres

04/12/2023 - 20h35

Que ladrãozinho mais ordinário!

Paulo

04/12/2023 - 19h27

Um roubou muito em nome do partido; outro roubou pouco em nome próprio. Ambos foram presidentes da República, ao tempo dos desvios. Tenho certeza de que todos sabem a quem me refiro…

William

04/12/2023 - 15h33

Sobre o genocídio de negros que a polícia da Bahia está fazendo não temos nada a dizer ?

Patriotário

04/12/2023 - 15h07

#bolsonaroladrão

Ronei

04/12/2023 - 13h43

Dépois de anos e anos de negociaçoes e pronto para ser assiando… https://www.correiobraziliense.com.br/politica/2023/12/6664580-acordo-entre-mercosul-e-uniao-europeia-esta-prestes-a-naufragar.html

Temos certeza que nao seja melhor enviar Felipe Neto ou Mamaefalei a proxima véz para tratar com os gringos no lugar do Rato da REpublica ?

zulu

04/12/2023 - 13h35

Cadé a prestaçào de contas do Cafezinho ? Estao receendo quanto do dinheiro dos brasileiros para fazer militancia ?

Yuri

04/12/2023 - 13h12

Se existe presente mais pessoal que uma joia ou um relogio eu desconheço ? Talvez sò umas cuecas.
Que para arabes dar joias que valem milhoes coresponde as migalhas das migalhas também é obvio.
Se eu recebo um relogio de outra pessoa é obvio que seja para meu uso pessoal.

E’ cada uma…


Leia mais

Recentes

Recentes