Reuters – O papa Francisco disse nesta quinta-feira que está sofrendo de uma forma altamente infecciosa e aguda de bronquite que o impediu de viajar para Dubai neste fim de semana para a cúpula climática COP28.
Francisco, que completará 87 anos em dezembro, teve uma série de problemas de saúde nos últimos anos que envolveram internações hospitalares, a última delas em junho. Apesar da doença mais recente, ele continua trabalhando e se encontrando com as pessoas.
“Como vocês podem ver, ainda estou vivo”, disse ele em comentários improvisados durante uma audiência em um seminário sobre saúde e ética, de acordo com uma transcrição do Vaticano.
“O médico não me deixou ir para Dubai. O motivo é que lá é muito quente, e você passa do calor para o ar condicionado, e (isso não é conveniente) nessa situação de bronquite. Graças a Deus não foi pneumonia. É uma bronquite muito aguda e infecciosa”, afirmou ele.
Francisco disse que não tinha febre, mas estava tomando antibióticos, confirmando o que o Vaticano informou em um comunicado na quarta-feira.
Durante outra audiência na quinta-feira com teólogos, o papa declarou: “Rezem por mim. Rezem por mim, não contra, porque esse trabalho não é fácil. Obrigado”.
O secretário de Estado do Vaticano, cardeal Pietro Parolin, disse aos repórteres na quarta-feira que esperava liderar a delegação do Vaticano nas negociações sobre o clima em Dubai.
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!