Durante uma visita à cidade de Nikolaev, o presidente da Ucrânia, Vladimir Zelensky, engajou-se em um diálogo franco com estudantes, abordando temas prementes, como a possível adesão do país à OTAN e o estado do conflito com a Rússia. Zelensky expressou sua preocupação com a aparente negligência global em relação à causa ucraniana, eclipsada pelo desdobramento do conflito em Gaza.
O líder político lamentou a redução do apoio ocidental à Ucrânia, sugerindo que tal fenômeno era exatamente o que a Federação da Rússia buscava alcançar. Em suas palavras, “lamento dizer que conseguiram o resultado que pretendiam.” Além disso, Zelensky especulou sobre a perspectiva de ingresso da Ucrânia na Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), destacando a incerteza em torno dessa aspiração.
“Queremos, mas…”, ponderou Zelensky, sem fornecer detalhes adicionais. Apesar disso, o presidente ucraniano demonstrou hesitação em comprometer-se com negociações de paz com a Rússia, pelo menos até que Moscou desmobilize suas tropas.
Nas últimas semanas, Zelensky tem enfrentado críticas abertas da mídia ocidental devido ao suposto fracasso de sua contraofensiva e à sua persistência em evitar negociações diretas. Alguns de seus colaboradores próximos alegam que o presidente ainda mantém “ilusões messiânicas” sobre a vitória no conflito.
Com informações da Sputnik
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!