Desde que as denúncias de um suposto caso de peculato envolvendo o deputado mineiro André Janones (Avante) tomaram conta das redes sociais e do noticiário, há um burburinho sobre a possibilidade de cassação do polêmico deputado.
Na onda de toda a polêmica, o PL, partido do ex-presidente Jair Bolsonaro, encaminhou à Mesa Diretora da Câmara um pedido para cassar o mandato do deputado mineiro. Porém, ao que tudo indica, trata-se apenas de jogo de cena.
Fontes no PL afirmaram à coluna que não acreditam que o processo vá adiante, principalmente porque ainda não há nenhuma investigação na Justiça confirmando as acusações. Já entre o centrão e até na base governista há avaliação de que dificilmente um pedido de cassação possa prosperar, principalmente por peculato.
No centrão há o entendimento de que isso poderia abrir precedente para que outros parlamentares possam ser cassados, principalmente se Janones fosse cassado mesmo sem uma acusação efetiva.
Fontes próximas de importantes líderes do centrão também afirmaram que o processo dificilmente irá adiante. Para Janones, por enquanto, ficará apenas o desgaste político enquanto as investigações não o inocentarem ou comprovarem tais acusações.
Patriotário
04/12/2023 - 15h08
#bolsonaroladrão
Ligeiro
02/12/2023 - 11h30
Não dando uma de “puxa saco”, mas acho que é mais fácil Janones sair fortalecido. Não sei quantas vezes tentaram emplacar as acusações de rachadinha. E acusações destas, se viessem com provas robustas, a imprensa inteira estaria se aproveitando e lambuzando, dado que o deputado em questão é bem crítico a imprensa também.
Mas como um cara justo, penso: caso comprovem, que a devida punição chega. Simples. Não dá para ficar “passando a mão”.