O presidente Luiz Inácio Lula da Silva chegou a Riade, nesta terça-feira (28) onde está agendada uma reunião com o príncipe herdeiro da Arábia Saudita, Mohammed bin Salman (MBS), uma das figuras-chave do governo saudita. O encontro está programado para as 12h15 (horário de Brasília).
Segundo o g1, Lula tem interesse em atrair investimentos provenientes dos fundos árabes, financiados através dos rendimentos da exploração de petróleo, para apoiar projetos do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Além disso, durante sua estada em Riade, o presidente participará de eventos com empresários.
Lula iniciou sua jornada pelo Oriente Médio e Alemanha com uma visita a Riade, sendo esta a primeira parada em seu itinerário. Seu compromisso central durante essa viagem é participar da Conferência do Clima das Nações Unidas (ONU), a COP 28, que acontecerá em Dubai, nos Emirados Árabes.
Durante uma visita a Paris em junho, Lula optou por cancelar um jantar que estava agendado com o príncipe herdeiro. Na ocasião, o ex-presidente justificou o cancelamento devido à sua agenda intensa na Europa nos dias que antecederam o encontro.
O governo da Arábia Saudita é frequentemente alvo de críticas no Ocidente devido a acusações de violações dos direitos humanos.
Atualmente, a reunião em Riade busca fortalecer os laços entre o governo brasileiro e as autoridades sauditas, estabelecendo uma maior proximidade. Durante o período de 2019 a 2022, houve uma relação estreita entre o governo brasileiro e os sauditas sob a administração de Jair Bolsonaro (PL).
O país árabe, na época, presenteou a então primeira-dama Michelle Bolsonaro com joias no valor de R$ 5,1 milhões. No entanto, esses itens de luxo foram apreendidos quando um assessor do ex-ministro Bento Albuquerque (Minas e Energia) tentou introduzi-los ilegalmente no Brasil, no Aeroporto de Guarulhos, sem declará-los à Receita Federal.
O príncipe herdeiro da Arábia Saudita, Mohammed bin Salman, de 38 anos, assumiu o cargo de primeiro-ministro no ano passado, uma posição que tradicionalmente era ocupada pelo rei. Bin Salman já exercia de fato o papel de líder do país há vários anos, ocupando cargos como vice-primeiro-ministro e ministro da Defesa.
Viagem internacional
Esta marca a primeira viagem do presidente, que está com 78 anos, desde a cirurgia realizada há dois meses para implantar uma prótese na articulação entre o fêmur direito e o quadril.