O objetivo é reforçar o apoio aos municípios atingidos por fortes chuvas e enchentes nos últimos dias
Agência Gov – Força-tarefa do Governo Federal, coordenada pelo ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, chega à Santa Catarina neste sábado (25/11) para acompanhar as ações de assistência aos municípios atingidos por fortes chuvas e enchentes nos últimos dias. A intenção é reforçar o apoio, em parceria com o governo do estado, dos municípios e da sociedade, de ajuda humanitária, de restabelecimento e de reconstrução.
De acordo com Waldez Góes, são mais de 180 municípios em situação de emergência ou calamidade na região. “O Governo, junto aos estados e prefeituras, [está] comprometido em garantir acesso às políticas públicas nesse momento desafiador de mudanças climáticas”, declarou o ministro do MIDR em uma rede social.
Na última terça-feira (21/11), o ministro da Integração coordenou reunião com integrantes do Fórum Parlamentar Catarinense para tratar do apoio do Governo Federal aos municípios de Santa Catarina. Deputados e senadores do estado solicitaram orientações para agilizar os pedidos de reconhecimento federal de situação de emergência e também recursos para ações de prevenção e atendimento à população afetada pelo desastre.
No encontro, Waldez Góes informou que o Governo vem atuando em apoio ao estado de maneira transversal, com participação de várias Pastas, além do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), que é responsável pelas ações de proteção e defesa civil. “Junto conosco estão, por exemplo, os ministérios da Saúde, do Meio Ambiente e Mudança do Clima e do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar. Estamos todos unidos para que seja possível auxiliar os municípios afetados da forma mais rápida possível”, afirmou.
Na ocasião, o ministro destacou, ainda, que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva editou Medida Provisória que abriu crédito extraordinário de R$ 259 milhões para atendimento a municípios de todo o País que enfrentam desastres climáticos. Parte desses recursos, informou, será destinada a Santa Catarina.