O ministro das Relações Exteriores do Irã, Hosein Amir Abdolahian, expressou preocupação com a possibilidade de uma escalada regional caso a trégua temporária entre Israel e os grupos palestinos em Gaza não seja sustentada. Em uma entrevista ao canal libanês Al Mayadeen, Abdolahian destacou que se o cessar-fogo não persistir, as condições na região podem mudar, e o conflito pode se intensificar.
Na terça-feira, o movimento de Resistência Palestina Hamas e Israel concordaram com uma trégua humanitária de quatro dias para a Faixa de Gaza, mediada pelo Egito e pelo Qatar. O acordo inclui a troca de 50 israelenses capturados por 150 prisioneiros palestinos em prisões de Israel, após 48 dias de agressão israelense ao enclave sitiado.
Abdolahian afirmou que o Irã não busca expandir o conflito, mas alertou sobre a possibilidade de ampliação se a intensidade da guerra aumentar. Ele também mencionou que os Estados Unidos pediram ao Irã que agisse com moderação durante o conflito e enfatizou que, se os EUA desejam moderação, devem parar o conflito e reconsiderar seu apoio a Israel. Abdolahian afirmou que a persistência no apoio aos “crimes de Israel” terá sérias consequências para os EUA, instando-os a mudar de rumo.
EdsonLuíz.
25/11/2023 - 22h10
Trégua em combate a terroristas?
E trégua pedida por um regime que está matando as meninas que tiram os véus em protesto contra a opressão dos Aiatolás?
Mulheres de “ocafezinho”:: vocês estão a favor das meninas corajosas do Irã, que protestam contra a falta de democracia e por isto estão sendo mortas ou estão a favor do regime autoritário e assassino?