A tarde desta quinta-feira (23), os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) fizeram uma série de declarações contra a PEC que limita as ações da corte e entre os discursos, um foi mais duro e incisivo.
O discurso de Gilmar Mendes foi cheio de recados duros para diversos atores em Brasília e chamou atenção do noticiário político, porém um dos recados passou despercebido.
Em dado momento o Ministro diz que “as ameaças que vieram de setores das Forças Armadas contra esse tribunal e contra a democracia não merecem resposta. Até agora continuam elegíveis, os militares. Nenhuma solução nesse sentido”.
Acontece que o governo trabalha com numa PEC no senado que restringe a atuação de militares na política, o projeto inicial era limitar que militares na ativa ocupassem cargos de primeiro escalão na administração federal. Porém o texto foi desidratado por ação do próprio senador Jaques Wagner.
Com isso, o texto irá apenas tratar de militares da ativa que disputarem eleições e serão apenas aleicoes federais para deputado, senador e presidente. Não tratando das eleições estaduais e municipais.
Além disso, conforme revelado por esta coluna, foi o voto surpresa de Jaques Wagner na PEC que limita ações do STF que possibilitou que o o texto fosse aprovado. Ao votar à favor, ele acabou virando o voto de senadores do PSD.
As razões e o cálculo político feito pelo senador seguem um mistério e até membros do Planalto foram pegos de surpresa.
Pornisso não é difícil enxergar que este trecho do discurso tinha endereço certo, assim como outros trechos foram endereçados para outros tantos políticos.
Também não é difícil de intuir qual dos ministros do Supremo cavou uma nota na imprensa pedindo a saída de Jaques Wagner da posição de líder do governo.
Neusa
25/11/2023 - 14h50
Ao contrário do que disse “fanta” sou contra o senado impor modelos ao STF. Já que os senadores querem fazer uma varredura nos poderes, deveria começar pela sua casa de lei. Esta está precisando muito mais. É só olhar a imposição do congresso ao votar projetos do governo federal. Sem verbas não tem aprovação. E daí o congresso faz as Leis mas só servem para os outros? Para eles não? Isso aqui não é mais a República velha do coronelismo do eu mando e o resto obedece. Não concordo com a posição assumida do Senado que se acham donos do terreiro. Toda população tem direito pois é esta população que paga os salários milionários de todos vocês parlamentares.
Dudu
23/11/2023 - 23h10
Gilmar Merdes é um bastardo.
Fanta
23/11/2023 - 22h38
Os juízes não mandam recado nenhum para ninguém, os juízes julgam o que eventualmente chega na mesa deles quando for o dia e voltam pra casa no completo anonimado.
Os juízes são fantasmas que não falam absolutamente nada fora dos autos, não dão entrevistas, não fazem comentários sobre nada, não aparecem em lugar nenhum e por aí vai…isso em países de gente seria não de idiotas.
Como paiseco de quarta série que é o Brasil ao invés de emparedar estes canalhas para que fiquem nas competências deles os brasileiros contínuam dando eco a voz destes safados fazendo o jogo dos mesmos que chegaram ao ponto de mandar em tudo.
ASNOS !!