Menu

Milei suaviza tom com a China

BUENOS AIRES, 22 de novembro (Reuters) – O presidente eleito da Argentina, Javier Milei, agradeceu nesta quarta-feira ao presidente chinês Xi Jinping por uma carta parabenizando-o pelos resultados das eleições do último domingo, marcando uma suavização no tom em relação às críticas anteriores à liderança comunista da China. “Agradeço ao presidente Xi Jinping pelas felicitações […]

sem comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
REUTERS/Agustin Marcarian


BUENOS AIRES, 22 de novembro (Reuters) – O presidente eleito da Argentina, Javier Milei, agradeceu nesta quarta-feira ao presidente chinês Xi Jinping por uma carta parabenizando-o pelos resultados das eleições do último domingo, marcando uma suavização no tom em relação às críticas anteriores à liderança comunista da China.

“Agradeço ao presidente Xi Jinping pelas felicitações e bons desejos”, disse Milei em sua conta pessoal na rede X.

“Envio a ele os meus mais sinceros votos pelo bem-estar do povo chinês”, acrescentou, compartilhando uma imagem de uma carta de Xi traduzida para o espanhol.

Durante a campanha eleitoral, Milei, um libertário radical, adotou um tom muito diferente, sugerindo que hesitaria em fazer negócios com a China devido às restrições do governo chinês às liberdades individuais.

A China é o segundo maior parceiro comercial da Argentina, depois do Brasil.

Xi Jinping, da China, afirmou em sua mensagem de congratulações ao líder sul-americano que atribui grande importância ao desenvolvimento das relações entre China e Argentina, conforme informou a emissora estatal chinesa CCTV.

“Estou pronto para trabalhar com o presidente eleito Milei para dar continuidade à amizade entre China e Argentina, auxiliar no desenvolvimento e revitalização de nossos respectivos países por meio de uma cooperação mutuamente benéfica, e promover o desenvolvimento estável e abrangente das relações China-Argentina”, disse Xi em sua mensagem a Milei.

Xi acrescentou que ambos os países são grandes nações em desenvolvimento e importantes países emergentes de mercado, que têm apoiado firmemente um ao outro em questões relacionadas aos seus interesses centrais.


Milei, que assumirá o cargo em 10 de dezembro, herdará um país em crise econômica, com inflação anual de três dígitos, reservas estrangeiras esgotadas e uma taxa de pobreza que ultrapassou os 40%.

Milei também havia criticado o grupo BRICS, composto por grandes economias emergentes, que inclui a China, juntamente com o bloco comercial sul-americano Mercosul e o vizinho Brasil, a maior economia da região.

Desde a eleição, Milei suavizou seu tom em relação a muitos que havia criticado anteriormente, incluindo seu compatriota Papa Francisco.

Em uma postagem separada na quarta-feira, Milei agradeceu ao ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, pelos parabéns para a equipe de campanha e expressou a esperança de se encontrar em breve.

Apoie o Cafezinho

Rhyan de Meira

Rhyan de Meira é estudante de jornalismo na Universidade Federal Fluminense. Ele está participando de uma pesquisa sobre a ditadura militar, escreve sobre política, economia, é apaixonado por samba e faz a cobertura do carnaval carioca. Instagram: @rhyandemeira

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!


Leia mais

Recentes

Recentes