Um ex-alto funcionário do governo dos Estados Unidos, Stuart Seldowitz, foi capturado em vídeo assediando um vendedor de alimentos halal em Manhattan.
Seldowitz, ex-vice-diretor do Escritório de Israel e Assuntos Palestinos do Departamento de Estado durante o governo Barack Obama, foi filmado provocando e ameaçando o vendedor em meio a uma discussão aparentemente relacionada ao conflito entre Israel e o grupo palestino Hamas.
Em um vídeo que se tornou viral nas redes sociais, Seldowitz é visto fazendo declarações perturbadoras, incluindo a afirmação de que mais crianças palestinas deveriam morrer, causando repúdio generalizado.
O vendedor, com dificuldades no inglês, pediu repetidamente para Seldowitz se retirar, mas este persistiu nas ofensas, criticando a capacidade linguística do vendedor e ameaçando deportá-lo usando supostas conexões no governo.
O ex-diplomata também fez comentários ofensivos sobre o profeta Maomé. A rede Al Jazeera reportou que Seldowitz admitiu, em entrevista ao The New York Times, ter se deixado levar pela irritação e proferido palavras das quais provavelmente se arrepende.
Ele afirmou ter ficado chateado com o vendedor por supostamente expressar simpatia pelo grupo Hamas, embora tal menção não seja evidenciada no vídeo.
A Gotham Government Relations, empresa de lobby em Nova York onde Seldowitz ocupava o cargo de presidente de relações exteriores, anunciou a ruptura de todos os laços com o ex-diplomata, que também teve seu perfil aparentemente removido do site da empresa.
O CEO da empresa, David Schwartz, condenou veementemente a linguagem “vil” de Seldowitz e ofereceu representação legal gratuita ao vendedor de alimentos.
Confira!