TASS – Os líderes dos países BRICS realizarão uma videoconferência de emergência no dia 21 de novembro para discutir a situação no Médio Oriente, incluindo a Faixa de Gaza, informou o gabinete do presidente sul-africano num comunicado.
Espera-se que o presidente russo, Vladimir Putin, participe na conferência, de acordo com o comunicado. A África do Sul detém agora a presidência rotativa dos BRICS.
“Os líderes dos países BRICS – Brasil, Rússia, Índia e China – reunir-se-ão [sob a presidência sul-africana] para uma reunião virtual de emergência, convidando os líderes dos [novos] países BRICS – Arábia Saudita, Argentina, Egipto, Etiópia, Irã e Emirados Árabes Unidos”, disse o comunicado.
Após os comentários de abertura de Ramaphosa, os representantes dos membros do BRICS e dos estados convidados “farão declarações em nome dos seus países sobre a actual crise humanitária em Gaza amanhã, 21 de Novembro”. O secretário-geral da ONU, António Guterres, participará da reunião. Está previsto que os participantes do evento adotem uma declaração conjunta.
O presidente sul-africano, Cyril Ramaphosa, está programado para iniciar a reunião com um discurso, que será seguido por declarações de representantes dos países membros do BRICS e dos países que foram convidados a aderir no que diz respeito à crise humanitária em Gaza. O secretário-geral da ONU, Antonio Guterres, participará da reunião. Está previsto que os participantes adotem uma declaração conjunta.
Saulo
21/11/2023 - 09h01
Mais inutil que a ONU.