A aprovação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva chegou a 50%, após registrar uma queda de dois pontos percentuais, revelou pesquisa da AtlasIntel divulgada nesta terça-feira, 21.
Segundo o levantamento, as áreas do governo Lula mais bem avaliadas incluem a política internacional, os direitos humanos e a igualdade racial, além da redução da pobreza e as políticas sociais que sempre marcaram os governos do PT.
Lula recebe uma avaliação mais positiva entre mulheres, jovens de 16 a 24 anos e aqueles que se identificam como agnósticos ou ateus.
A pesquisa também apontou uma desaprovação de 47%, um ponto a mais em relação à pesquisa anterior. Em setembro, o presidente contava com 52% de aprovação e 46% de desaprovação.
Os que consideram o governo ruim ou péssimo somam 45%, enquanto 43% o avaliam como ótimo ou bom. Quanto aos maiores problemas do Brasil, 60,8% mencionam a criminalidade e o tráfico de drogas, seguidos pela corrupção (50,2%) e questões sociais como pobreza e desemprego (23,6%).
A pesquisa ainda comparou o governo Lula ao de seu antecessor, o inelegível Jair Bolsonaro, destacando áreas de melhor desempenho na gestão atual, como relações internacionais, turismo e agricultura.
Na economia, 29% veem a situação atual do Brasil como boa, 43% a consideram ruim. Quanto à expectativa futura, 54% acreditam em melhora, enquanto 31% preveem piora.
A pesquisa online, realizada entre 17 e 20 de novembro com 5.211 participantes, possui margem de erro de um ponto percentual para mais ou para menos.
Acesse a íntegra do relatório clicando aqui.