Nesta segunda-feira, 20, o jornal O Globo veiculou uma nova fake news, escrita pela colunista Malu Gaspar, e que foi prontamente desmentida pelo ministro da Casa Civil, Rui Costa.
A matéria afirmava categoricamente que Rui estaria articulando a demissão do atual presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, que está sendo reconhecido pelo seu sucesso na implementação de uma nova política comercial da petrolífera. A atual política se destacou por sua redução da volatilidade nos preços com o fim da PPI, aumento de investimentos e retomada de projetos significativos nas esferas social, cultural e ambiental.
Sobre o artigo mentiroso, a colunista escreveu o seguinte:
“O ministro da Casa Civil, Rui Costa, pretende sugerir a Luiz Inácio Lula da Silva, ainda esta semana, um substituto para o atual presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, com quem vem mantendo divergências internas nos últimos meses”, diz.
“Costa almeja indicar seu homem de confiança e secretário do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI), Marcus Cavalcanti, que já ocupou o cargo de secretário de Infraestrutura na Bahia durante sua gestão como governador do estado”, completa.
No entanto, o ministro da Casa Civil foi ao perfil de Mali Gaspar prontamente desmentiu a informação falsa, ressaltando que não foi abordado pela jornalista a respeito do assunto.