Prensa Latina – O presidente palestino, Mahmoud Abbas, instou neste sábado (17) a União Europeia (UE) a pressionar Israel para forçá-lo a parar a sua agressão contra a Faixa de Gaza.
Ao receber o Alto Representante da UE para as Relações Exteriores e a Política de Segurança, Josep Borrell, Abbas apelou à aceleração da entrada de combustível, medicamentos, água e alimentos no enclave costeiro, que sofre uma crise humanitária sem precedentes.
Ele também pediu o fim dos ataques das forças israelenses e dos colonos na Cisjordânia, incluindo Jerusalém Leste.
Da mesma forma, ratificou a sua rejeição ao deslocamento forçado da população dos territórios ocupados.
Não há solução militar para o conflito, a segurança e a paz regional só serão possíveis se a ocupação terminar e a solução de dois Estados for adoptada, sublinhou Abbas.
O Ministro das Relações Exteriores palestino, Riyad Al-Maliki, expressou-se em termos semelhantes numa reunião separada com Borrell.
Durante o diálogo, o ministro informou ao visitante “sobre a brutal agressão israelense contra o povo palestino, especialmente na Faixa”, informou a agência de notícias oficial Wafa.
Por sua vez, Borrell expressou preocupação com as condições difíceis e trágicas nas áreas palestinas e sublinhou a necessidade de parar de atacar civis.