A ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, fará pronunciamento oficial à nação brasileira neste domingo (19), às 20h30. O discurso da ministra será transmitido em toda a cadeia de rádio e televisão do Brasil.
A transmissão ocorre na véspera do Dia da Consciência Negra, dia que relembra a morte de Zumbi dos Palmares, líder e símbolo da resistência à escravidão e da luta por liberdade.
Em seu discurso, a ministra vai prestar contas dos primeiros onze meses de gestão à frente do Ministério da Igualdade Racial, e falar sobre os avanços conquistados até então, assim como das políticas em andamento no MIR e do que ainda está por vir.
No dia seguinte, Anielle Franco e o presidente Lula assinarão decretos e outros atos de promoção da Igualdade Racial em evento no Palácio do Planalto, com a presença de ministras e ministros de Estado que desenvolveram ações em parceria com o MIR para combate às desigualdades raciais.
O evento terá transmissão ao vivo em: https://www.youtube.com/watch?v=2HIFrlGz6nQ
Onde será feriado neste dia 20
No mês de setembro de 2023, o chefe do executivo estadual de São Paulo sancionou uma legislação que estabelece o dia 20 de novembro como feriado em todos os municípios paulistas. Anteriormente, cada cidade tinha autonomia para decidir se adotaria ou não feriado nessa data.
Além de SP, estados como Alagoas, Amazonas, Amapá, Mato Grosso e Rio de Janeiro também instituíram o Dia da Consciência Negra como feriado em todas as localidades de seus territórios.
Nos demais estados, a decisão sobre a adoção do feriado no dia 20 de novembro é deixada a critério das leis municipais, sendo determinada cidade por cidade. No Distrito Federal, essa data é considerada ponto facultativo.