Menu

Ministra Anielle Franco fará pronunciamento à nação neste domingo

A ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, fará pronunciamento oficial à nação brasileira neste domingo (19), às 20h30. O discurso da ministra será transmitido em toda a cadeia de rádio e televisão do Brasil. A transmissão ocorre na véspera do Dia da Consciência Negra, dia que relembra a morte de Zumbi dos Palmares, líder e […]

3 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Foto: Divulgação

A ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, fará pronunciamento oficial à nação brasileira neste domingo (19), às 20h30. O discurso da ministra será transmitido em toda a cadeia de rádio e televisão do Brasil.

A transmissão ocorre na véspera do Dia da Consciência Negra, dia que relembra a morte de Zumbi dos Palmares, líder e símbolo da resistência à escravidão e da luta por liberdade.

Em seu discurso, a ministra vai prestar contas dos primeiros onze meses de gestão à frente do Ministério da Igualdade Racial, e falar sobre os avanços conquistados até então, assim como das políticas em andamento no MIR e do que ainda está por vir.

No dia seguinte, Anielle Franco e o presidente Lula assinarão decretos e outros atos de promoção da Igualdade Racial em evento no Palácio do Planalto, com a presença de ministras e ministros de Estado que desenvolveram ações em parceria com o MIR para combate às desigualdades raciais.

O evento terá transmissão ao vivo em: https://www.youtube.com/watch?v=2HIFrlGz6nQ

Onde será feriado neste dia 20

No mês de setembro de 2023, o chefe do executivo estadual de São Paulo sancionou uma legislação que estabelece o dia 20 de novembro como feriado em todos os municípios paulistas. Anteriormente, cada cidade tinha autonomia para decidir se adotaria ou não feriado nessa data.

Além de SP, estados como Alagoas, Amazonas, Amapá, Mato Grosso e Rio de Janeiro também instituíram o Dia da Consciência Negra como feriado em todas as localidades de seus territórios.

Nos demais estados, a decisão sobre a adoção do feriado no dia 20 de novembro é deixada a critério das leis municipais, sendo determinada cidade por cidade. No Distrito Federal, essa data é considerada ponto facultativo.

Apoie o Cafezinho

Rhyan de Meira

Rhyan de Meira é estudante de jornalismo na Universidade Federal Fluminense. Ele está participando de uma pesquisa sobre a ditadura militar, escreve sobre política, economia, é apaixonado por samba e faz a cobertura do carnaval carioca. Instagram: @rhyandemeira

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Paulo

19/11/2023 - 19h43

O “dia da consciência negra” é uma efeméride que merece sim ser lembrada, mas jamais como feriado. Deveria ser uma data de confraternização da comunidade negra, porém restrita a círculos societários de identidade comum. Feriados são reservados a datas especiais que evocam a história do país, que estimulam a consciência cívica e o sentido de nacionalidade, o ideal de coletividade que forma ou contribui para a formação de uma comunidade nacional, indivisa e portadora de aspirações comuns, no concerto das nações. O “dia do índio” segue a mesma lógica, e, por isso, não é feriado. Esses dias são importantes mas nunca poderiam ser tornados feriados…O divisionismo da esquerda, embora não tenha chegado tão longe, nesse ponto, foi sagaz ao deixar para os municípios a decisão…Ou seja, lançou a isca e os tolos morderam…Não que isso o absolva, ao contrário…

Patriotário

19/11/2023 - 18h40

Essa é a fanta que cheira a coca.
O que essa imbecil escreve, só outro mau caráter pra concordar.
Falta pouco, cadelinha de miliciano… já já a CARLUXA MANJA ROLEX vai cumprir etapa no presídio e vai acabar tua fonte de mamar uma tromba.

Fanta

19/11/2023 - 12h33

Essa é a mente genial que quando abre a boca saem pérolas de idiotices sem antecedentes ? Quanto mais são imbecis quanto mais fazem sucesso, essa é a regra.

Dito isso o “dia da consciência negra” é a mais alta apologia ao racismo, é o puro suco do subdesenvolvimento do Brasil.


Leia mais

Recentes

Recentes