Fontes do Palácio do Planalto consultadas pela coluna afirmam que as indicações do presidente Lula para a Procuradoria-Geral da República (PGR) serão realmente o procurador Paulo Gonet Branco. Essas mesmas fontes afirmam que a indicação para o Supremo Tribunal Federal (STF) será Jorge Rodrigo Araújo Messias, atual advogado-geral da União.
Fontes próximas ao advogado também afirmam que Messias será de fato o próximo ministro do STF indicado por Lula, e já estão espalhando a informação para parlamentares e assessores.
Além disso, há uma expectativa de que os anúncios sejam feitos ainda nos próximos dias, adiantando o prazo anterior de que os nomes seriam revelados no início de dezembro.
O atual ministro da Justiça, Flávio Dino (PSB), que chegou a figurar como franco favorito na disputa, poderia ter sido prejudicado pelas polêmicas recentes envolvendo reuniões na pasta chefiada por ele com Luciane Barbosa Farias, ela é casada com Clemilson dos Santos Farias, o “Tio Patinhas”, apontado como líder do CV (Comando Vermelho) no norte do país.
Além disso, a crise na segurança pública na Bahia e no Rio de Janeiro, além de um temor de que o nome de Dino seja rejeitado, assim como foi a indicação de Igor Roberto Albuquerque Roque para o cargo de defensor público-geral federal da Defensoria Pública da União (DPU).
Até o momento, nem Lula nem o Palácio do Planalto se pronunciaram oficialmente sobre o assunto.