O governo de Belize anunciou nesta terça-feira, 14, que está rompendo os laços diplomáticos com Israel devido à violação do direito humanitário durante sua guerra na Faixa de Gaza, conforme informado pela agência Sputnik.
“Com a aprovação do Gabinete da Câmara dos Representantes, o Ministério das Relações Exteriores, Comércio Exterior e Imigração implementou as seguintes medidas que devem ter efeito imediato: a. O Governo de Belize está retirando seu Acordo para a acreditação de S.E. Einat Kranz-Neiger, Embaixadora Designada de Israel para Belize; b. Todas as atividades conduzidas pelo Consulado Honorário de Israel em Belize e a nomeação do Cônsul Honorário estão suspensas”, declarou o governo em um comunicado.
Em 7 de outubro, o movimento palestino Hamas lançou um ataque surpresa em larga escala com foguetes contra Israel a partir da Faixa de Gaza, violando a fronteira e causando mortes e sequestros em comunidades israelenses vizinhas.
Em resposta, Israel lançou ataques retaliatórios e impôs um bloqueio completo à Faixa de Gaza, cortando o fornecimento de água, comida e combustível. Em 27 de outubro, Israel iniciou uma grande incursão terrestre em Gaza com o objetivo declarado de eliminar o Hamas e resgatar reféns. Desde o início da guerra, mais de 11 mil palestinos foram mortos, sendo dois terços deles mulheres e crianças.