Menu

Mercado diminui a previsão para a inflação em 2023

O mercado financeiro revisou para baixo a projeção da inflação para este ano, fixando-a em 4,59%, após a divulgação de que o aumento dos preços em outubro foi inferior ao previsto. Os especialistas consultados pelo Banco Central reduziram a projeção do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) em 0,04 ponto percentual, de acordo […]

1 comentário
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Foto: Agência Brasil

O mercado financeiro revisou para baixo a projeção da inflação para este ano, fixando-a em 4,59%, após a divulgação de que o aumento dos preços em outubro foi inferior ao previsto.

Os especialistas consultados pelo Banco Central reduziram a projeção do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) em 0,04 ponto percentual, de acordo com o boletim Focus divulgado nesta segunda-feira (13). Na semana anterior, a estimativa era de 4,63%.

Na última sexta-feira, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou que a inflação de outubro atingiu 0,24%, representando uma ligeira desaceleração em comparação com setembro, que registrou 0,26%. Os analistas consultados pela Bloomberg haviam projetado um índice de 0,29%.

Junto com a surpreendente queda na inflação, o mercado também respondeu à aprovação da Reforma Tributária pelo Senado na semana passada. O documento agora seguirá para a Câmara dos Deputados, uma vez que passou por modificações por parte dos senadores.

Com a revisão para baixo da previsão para este ano, os economistas elevaram a expectativa da inflação para o próximo ano, fixando-a em 3,92%. Na semana anterior, esse valor era de 3,91%. Quanto aos anos de 2025 e 2026, a projeção permaneceu inalterada em 3,5%.

O ponto central da meta oficial para a inflação em 2023 é estabelecido em 3,25%, enquanto para os anos subsequentes, 2024, 2025 e 2026, a meta é de 3,00%, em todos os casos com uma margem de tolerância de 1,5 ponto percentual para cima ou para baixo.

Em relação aos demais indicadores significativos, o mercado ajustou positivamente suas projeções para o Produto Interno Bruto (PIB) em 2025, elevando a expectativa para 1,93%, um incremento de 0,03 ponto percentual em comparação com a semana anterior. As taxas de crescimento econômico permaneceram inalteradas para os anos de 2023 (2,89%), 2024 (1,5%) e 2026 (2%).

Conforme as projeções do Boletim Focus, anunciado hoje pelo Banco Central:

🛒 IPCA: 4,59% (queda)
📈 PIB: 2,89% (estabilidade)
💵 Dólar: R$ 5,00 (estabilidade)
📊 Selic: 11,75% (estabilidade)

Apoie o Cafezinho

Rhyan de Meira

Rhyan de Meira é estudante de jornalismo na Universidade Federal Fluminense. Ele está participando de uma pesquisa sobre a ditadura militar, escreve sobre política, economia, é apaixonado por samba e faz a cobertura do carnaval carioca. Instagram: @rhyandemeira

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

tony

13/11/2023 - 10h18

Diminui 0,04 ponto percentual ? Kkkkkk


Leia mais

Recentes

Recentes