Analista diz que Biden e Netanyahu são cúmplices no genocídio em Gaza

John Mearsheimer – sem dúvida o mais renomado estudioso de Relações Internacionais no mundo hoje – sobre Gaza.

“Israel está empreendendo uma campanha de punição em Gaza, estão punindo a população civil… Os israelenses estão interessados em causar uma enorme destruição em Gaza e no processo eles vão matar um grande número de civis… Parece-me que quando você faz isso você está cometendo crimes de guerra. 

Se os israelenses estivessem fazendo um grande esforço para atingir apenas o Hamas e evitar baixas civis, então você poderia apresentar um argumento coerente de que este não é um caso de eles cometerem crimes de guerra, mas eles não estão fazendo isso, eles estão destruindo o lugar propositalmente.

Esta é uma campanha de punição massiva. Além disso, ao mesmo tempo, eles cortaram o acesso a todos os alimentos, água e gás para Gaza e isso significa que, na verdade, eles vão acabar por fazer com que a população civil de Gaza morra de fome, ou a tentar morrer de fome. 

Pelo meu entendimento do direito internacional, isto também é um crime de guerra.” Ele também diz que os EUA são “definitivamente cúmplices” desses crimes de guerra.

Mearsheimer também argumenta que isso simplesmente não funcionará, pois não acredita que haja uma solução militar aqui: 

“Não acho que [Israel] possa derrotar o Hamas no campo de batalha e mesmo que [eles] façam algum outro grupo virá para ocupar o lugar deles. E não acredito que você possa vencer os palestinos até a submissão.” 

Em vez disso, ele diz que “o que temos de fazer é encontrar uma solução política”, que todos “compreendem perfeitamente” ser a solução de 2 Estados. 


No entanto, ele diz que “os israelitas – excepto numa ocasião – nunca estiveram realmente interessados em sequer tentar alcançar uma solução de dois Estados”.

Redação:
Related Post

Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.