O grupo de brasileiros saiu da área da Faixa de Gaza na manhã deste domingo (12). Após obterem permissão para cruzar a fronteira, encontram-se agora no Egito, onde prosseguirão com as etapas do processo de repatriação.
A informação foi oficialmente confirmada pelo Ministério das Relações Exteriores.
Na sexta-feira (10), os 32 brasileiros obtiveram autorização para sair do local; no entanto, devido ao fechamento da fronteira, a partida do grupo foi atrasada.
“Grupo de 32 brasileiros e familiares já se encontra em território egípcio, onde foi recebido por equipe da embaixada do Brasil no Cairo, responsável pela etapa final da operação de repatriação”, informa o órgão.
“Os brasileiros passaram pelo controle migratório palestino de Gaza e acabam de passar pelo do Egito. Duas pessoas do grupo que constavam da lista original, de 34 nomes, desistiram da repatriação e decidiram permanecer em Gaza”, acrescenta.
Segundo Paulino Carvalho Neto, embaixador do Brasil no Egito, a estimativa inicial é que, neste domingo, o grupo passe a noite no Egito para descansar e se alimentar. A expectativa é que a partida do Egito com destino ao Brasil ocorra apenas na segunda-feira (13), sendo que a viagem está prevista para durar entre 12 e 14 horas.
A equipe, composta por médico, enfermeiro e psicólogo, enviada pelo Brasil, fornecerá assistência ao grupo. Eles chegarão ao local por meio de um avião presidencial.
As 32 pessoas encontravam-se no sul da Faixa de Gaza, mais precisamente nas cidades de Khan Younis e Rafah. Após chegarem ao Brasil, a previsão é que permaneçam por duas noites em Brasília, utilizando um alojamento da Força Aérea Brasileira (FAB) para recuperação e descanso.
Famílias que não possuem residência no Brasil terão a possibilidade de serem abrigadas no estado de São Paulo.