Menu

Gestão bolsonarista de Santa Catarina censura livros em escolas

O departamento de Educação de Santa Catarina, sob a liderança do governador Jorginho Mello, que segue a linha bolsonarista, instruiu as escolas do estado a removerem nove obras de suas bibliotecas. Com informações do O GLOBO. O documento encaminhado às instituições na terça-feira não explica as razões por trás da decisão, mas indica que a […]

1 comentário
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Foto: Valter Campanato/ Agência Brasil

O departamento de Educação de Santa Catarina, sob a liderança do governador Jorginho Mello, que segue a linha bolsonarista, instruiu as escolas do estado a removerem nove obras de suas bibliotecas. Com informações do O GLOBO.

O documento encaminhado às instituições na terça-feira não explica as razões por trás da decisão, mas indica que a administração enviará em breve novas diretrizes. A nota declara: “Determinamos que as obras listadas abaixo sejam retiradas de circulação e armazenadas em local não acessível à comunidade escolar”.

Na relação de livros proibidos, encontram-se “It: A Coisa”, de Stephen King, “Laranja Mecânica”, de Anthony Burgess, e “Exorcismo”, de Thomas B. Allen, todos considerados clássicos da literatura fantástica. Confira as demais obras incluídas na lista:

  • A química entre nós (Larry Young e Brian Alexander)
  • Coração satânico (William Hjortsberg)
  • Donnie Darko (Richard Kelly)
  • Ed Lorraine Warren: demonologistas – arquivos sobrenaturais (Gerald Brittle)
  • Exorcismo (Thomas B. Allen)
  • It: a coisa (Stephen King)
  • Laranja Mecânica (Anthony Burgess)
  • Os 13 porquês (Jay Ascher)
  • O diário do diabo: os segredos de Alfred Rosenberg, o maior intelectual do nazismo (Robert K. Wittman e David Kinney)

A comunicação é subscrita pelo supervisor regional de educação, Waldemar Ronssem Júnior, e pela integradora regional de educação, Anelise dos Santos de Medeiros.

Apesar das tentativas de contato, o governo de Santa Catarina não prestou esclarecimentos. O PSOL local reportou o incidente ao Ministério Público e está avaliando possíveis medidas judiciais para impedir a remoção dos livros. Em comunicado, o partido destaca que isso “se trata de uma censura grave, e é mais um sintoma da agenda ideológica do governo Jorginho Mello, que se mostra antidemocrática e autoritária”.

Apoie o Cafezinho

Rhyan de Meira

Rhyan de Meira é estudante de jornalismo na Universidade Federal Fluminense. Ele está participando de uma pesquisa sobre a ditadura militar, escreve sobre política, economia, é apaixonado por samba e faz a cobertura do carnaval carioca. Instagram: @rhyandemeira

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

tony

09/11/2023 - 12h17

It: A Coisa”, de Stephen King, “Laranja Mecânica”, de Anthony Burgess, e “Exorcismo”, de Thomas B. Allen…sao clássicos da literatura fantástica ?? kkkkkkkkkkkkkkkk

Fantastico é ler tamanhas asneiras todos os dias…


Leia mais

Recentes

Recentes