Um grupo composto por 34 brasileiros que está aguardando repatriação em Gaza recebeu notificações sobre a possibilidade de cruzar a fronteira com o Egito na quarta-feira (8). Segundo a CNN Brasil, membros do grupo presentes em Rafah e Khan Younis transmitiram essa informação.
Alajrami Ahmed, residente em Rafah, afirmou: “A Embaixada nos mandou mensagem dizendo que devemos ficar atentos, pois podemos sair daqui até amanhã.” Hasan Rabee, comerciante em Khan Younis, também confirmou a notícia, dizendo: “Acabei de receber a notícia de que existe uma grande chance de que a gente viaje amanhã. Rezem por nós.”
Até o momento, o Itamaraty não confirmou oficialmente essa informação. Na semana passada, o chanceler israelense, Eli Cohen, indicou ao ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, a possibilidade de que os brasileiros poderiam deixar a região até quarta-feira, onde um intenso conflito entre Israel e o grupo palestino Hamas tem ocorrido desde o dia 7 de outubro.
Apesar disso, o governo brasileiro optou por não estabelecer previsões devido à falta de controle sobre o momento da decisão de saída.
Conforme as fontes diplomáticas, o Brasil está finalizando os preparativos para retirar os brasileiros e seus familiares da Faixa de Gaza, assim que receberem a autorização. Um ônibus irá buscar as famílias em Khan Yunis para levá-las até a passagem de Rafah, onde outro grupo de brasileiros já aguarda a liberação. Um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) está no Cairo, pronto para realizar o voo de volta ao Brasil, de acordo com a reportagem.
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!