A coluna conversou com fontes no Ministério das Relações Exteriores (MRE) que passaram um resumo da situação atual com as tratativas para a retirada de brasileiros que ainda estão em Gaza e querem fugir do conflito entre Israel e o Hamas, além dos bombardeios israelenses contra alvos civis como escolas, hospitais e campos de refugiados.
Segundo essas fontes, eles vão aguardar que os brasileiros sejam liberados ainda nesta semana, mais precisamente na quarta-feira (8), com base numa promessa das autoridades israelenses. Além disso, essas fontes acreditam que a demora para liberação seja por conta do tamanho do grupo, que, segundo elas, é pequeno se comparado com outros grupos de cidadãos de outras nacionalidades. Porém, elas não descartam que o Brasil possa estar sendo boicotado, embora essa seja uma hipótese muito remota, na percepção delas. “Tudo é possível”, disse uma das fontes para a coluna.
Sendo assim, o prazo dado pelos israelenses é visto com certo ceticismo e descrença por parte dos diplomatas.
Além disso, todo o corpo diplomático e a estrutura do MRE estão direcionadas para essa questão, assim como o próprio presidente Lula, mantendo a diretriz definida pelo Planalto ainda no início do conflito no mês passado e noticiada pela coluna.
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!