A deputada Gleisi Hoffmann, presidente do PT, expressou críticas nesta última sexta-feira (3), em relação ao governo de Israel, devido à ausência de ações em favor do grupo de aproximadamente 30 cidadãos brasileiros que estão retidos na Faixa de Gaza.
O grupo aguarda uma autorização para deixar o território palestino no contexto do conflito em curso entre os israelenses e o grupo palestino Hamas.
A retirada de estrangeiros teve início na quarta-feira e, por três dias consecutivos, nenhum cidadão brasileiro fez parte desse grupo. Desde os ataques do Hamas contra Israel em 7 de outubro, o governo tem tentado, sem êxito, retirar os brasileiros de Gaza.
Conforme afirmado por Gleisi, Israel pratica discriminação em relação ao Brasil, sem fornecer qualquer explicação para essa atitude. A deputada também alegou que Tel-Aviv está elaborando as listas de evacuação de estrangeiros de Gaza com base em critérios políticos hierárquicos.
“O governo israelense sinaliza que estabeleceu uma hierarquia política para a liberação de civis, privilegiando alguns países em detrimento de outros”, disse Gleisi em sua conta no X, o antigo Twitter. ” Da mesma forma que defendemos a libertação dos reféns israelenses, não podemos admitir que civis brasileiros permaneçam ameaçados numa região sob massacre militar. Liberdade já para os brasileiros(as) em Gaza.”