Outra lista divulgada pela autoridade palestina no sábado, 4 de novembro, indicou que mais 599 estrangeiros receberam permissão para sair da Faixa de Gaza. Mais uma vez, os brasileiros presentes na região não foram incluídos na lista.
Essas permissões para a saída de civis com outras nacionalidades de Gaza fazem parte de um acordo mediado pelo Catar, envolvendo Israel, Egito e o grupo Hamas.
Segundo informações do embaixador brasileiro na Palestina, Alessandro Candeas, a mais recente lista inclui cidadãos dos Estados Unidos (386), do Reino Unido (112), da França (51) e da Alemanha (50).
Enquanto isso, há 34 pessoas aguardando a repatriação para o Brasil. De acordo com o governo, a expectativa é que esse grupo saia da Faixa de Gaza até quarta-feira, 8 de novembro. O Ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, afirmou que Israel assegurou a saída dos brasileiros até essa data.
Na última sexta-feira (3), o embaixador brasileiro no Egito, Paulino Franco de Carvalho Neto, declarou que a partida dos brasileiros da região estava sujeita à autorização do governo de Israel.
O governo brasileiro se comprometeu a oferecer amparo, incluindo assistência médica, suporte social e auxílio na regularização migratória ao grupo que será repatriado. A viagem de retorno ao Brasil será realizada por meio de um avião da Força Aérea Brasileira, que já se encontra no Egito.