TASS – Uma catástrofe humanitária de escala bíblica está a desenrolar-se na Faixa de Gaza, disse o Representante Permanente da Rússia na ONU, Vasily Nebenzya, numa sessão do Conselho de Segurança da ONU nesta segunda-feira (30).
“É hora de chamar a coisa pelo que realmente é: uma catástrofe humanitária em escala bíblica está se desenrolando no território palestino ocupado, na Cisjordânia do Rio Jordão e na Faixa de Gaza”, disse ele.
“De acordo com as informações recebidas, o número de vítimas mortais no enclave ultrapassou as 8.000 pessoas, metade das quais são mulheres e crianças”, destacou o enviado. Mais de 2.000 pessoas permanecem sob os escombros, mais de 21.000 ficaram feridas, enquanto o número de deslocados internos é de 1,6 milhão, observou ele. Além disso, Nebenzya apontou elevadas perdas entre funcionários da ONU na zona de conflito.
“Estes números horríveis estão a aumentar de hora em hora. Estamos gratos a todos os trabalhadores humanitários no local que estão a trabalhar no limite das suas forças, sob condições de uma falta catastrófica de bens básicos, incluindo produtos médicos, bem como com elevados riscos para os seus vidas”, disse o diplomata.