Menu

Braga Netto é inelegível

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) determinou que o ex-presidente Jair Bolsonaro e o general Braga Netto se tornassem inelegíveis na noite desta terça-feira (31), por um período de oito anos devido à utilização eleitoral das celebrações de 7 de setembro de 2022. Essa é a segunda vez que Bolsonaro é condenado à inelegibilidade por oito […]

1 comentário
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Foto: Agência Brasil

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) determinou que o ex-presidente Jair Bolsonaro e o general Braga Netto se tornassem inelegíveis na noite desta terça-feira (31), por um período de oito anos devido à utilização eleitoral das celebrações de 7 de setembro de 2022.

Essa é a segunda vez que Bolsonaro é condenado à inelegibilidade por oito anos. No entanto, o período de oito anos permanece inalterado devido à primeira condenação, e não será duplicado. Portanto, o ex-presidente está proibido de concorrer a eleições até o ano de 2030.

Na primeira condenação, o ex-presidente foi sentenciado pelo TSE devido ao abuso de poder político e à utilização inadequada dos meios de comunicação durante uma reunião realizada no Palácio da Alvorada, em julho do ano anterior, na qual ele atacou o sistema eletrônico de votação.

Com a determinação feita nesta terça-feira, Braga Netto torna-se inelegível e fica impedido de concorrer nas próximas eleições. O general ocupou a posição de vice na chapa de Bolsonaro nas eleições do ano passado e também participou ativamente do evento cívico e dos comícios.

O TSE também impôs uma multa de R$ 425 mil a Bolsonaro e R$ 212 mil a Braga Netto devido à utilização da infraestrutura do evento do Bicentenário da Independência com o propósito de promover a candidatura à reeleição.

Na votação, o posicionamento do relator, ministro Benedito Gonçalves, pela condenação de Bolsonaro e Braga Netto por abuso de poder político e econômico nas eleições prevaleceu com 5 votos a favor e 2 contra.

Apoie o Cafezinho

Rhyan de Meira

Rhyan de Meira é estudante de jornalismo na Universidade Federal Fluminense. Ele está participando de uma pesquisa sobre a ditadura militar, escreve sobre política, economia, é apaixonado por samba e faz a cobertura do carnaval carioca. Instagram: @rhyandemeira

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Seu Zé

03/11/2023 - 13h44

Tem que decretar inelegibilidade e proibir militar de se candidatar. Lugar de militar é na caserna é cuidando da segurança do Brasil. Na política são uns verdadeiros ignorantes e lalaus.


Leia mais

Recentes

Recentes