O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central está agendando uma reunião para esta terça-feira (31), e quarta-feira (1), com o objetivo de determinar a taxa básica de juros da economia, conhecida como Selic. Com informações do Estadão.
É amplamente consensual no mercado que haverá uma redução de 0,5 pontos percentuais, resultando na queda das taxas de juros de 12,75% para 12,25% ao ano.
Os analistas agora percebem que o Banco Central pode enfrentar desafios adicionais na aceleração desses cortes devido, em grande parte, à situação internacional que se tornou um pouco mais instável após o início do conflito entre Israel e o Hamas. Além disso, na sexta-feira (27), o presidente Lula acrescentou um novo elemento a esse cenário ao afirmar que não faz sentido o Brasil buscar uma meta de déficit fiscal zero em 2024.
Conforme uma pesquisa conduzida pelo Projeções Broadcast, envolvendo 57 instituições, há um consenso de que haverá uma queda de 0,5 ponto percentual na taxa de juros nesta semana. Em relação à reunião agendada para dezembro, 55 dessas instituições também preveem outra redução de 0,5 ponto, enquanto duas delas antecipam um corte ligeiramente mais acentuado, de 0,75 ponto.
A mediana das respostas aponta, portanto, para uma taxa Selic de 11,75% no final deste ano. Ao término do atual ciclo de cortes, a projeção é que a taxa de juros alcance 9%.