Xinhua – “Uma relação pacífica, uma relação de cooperação entre os EUA e a China é essencial para a paz e o progresso do mundo”, disse o ex-secretário de Estado dos EUA, Henry Kissinger, na terça-feira (24).
“Estou confiante em que todos vocês aqui concordam que a paz e o progresso entre a China e os EUA são do interesse próprio de cada país e do mundo”, disse Kissinger no seu discurso após ser homenageado no Jantar de Gala anual do The National Comitê de Relações EUA-China (NCUSCR) na cidade de Nova York.
Todos os convidados aplaudiram de pé o ilustre centenário quando Kissinger subiu ao palco em uma cadeira de rodas. E a maioria deles continuou em pé até ele terminar seu discurso de mais de 10 minutos.
“Passei literalmente metade da minha vida trabalhando nas relações EUA-China… Gosto do povo chinês, estou impressionado com a cultura chinesa”, disse ele.
Kissinger disse estar convencido de que as relações China-EUA dependem de “uma compreensão de que os dois países têm uma capacidade única de trazer paz e progresso ao mundo, e também têm uma capacidade única de destruir o mundo se não estiverem juntos”.
Ele expressou confiança de que as duas maiores economias do mundo encontrarão formas de estreitar a tensa relação. “Acredito agora, como acreditava há 50 anos, que podemos encontrar o caminho para superar estas dificuldades.”
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!