O homem de 40 anos continua foragido, é instrutor certificado de armas de fogo e reservista do Exército e foi internado em um centro de saúde mental no verão passado.
26 de outubro de 2023 – 09h53
Página 12 — Centenas de agentes da Polícia dos Estados Unidos procuram o autor do tiroteio que causou a morte de pelo menos 22 pessoas no estado do Maine , onde também cerca de 80 ficaram feridas . O agressor, identificado através do reconhecimento facial como Robert Card , é instrutor de tiro certificado e reservista do Exército dos EUA e permanece fugitivo no momento .
Após os ataques ocorridos ontem à noite numa pista de bowling e num bar-restaurante na cidade de Lewiston, as autoridades divulgaram as imagens de Card, identificado como principal suspeito, e instaram a população a permanecer nas suas casas devido ao risco. representada por este homem “ armado e perigoso .
Quem é Robert Card: problemas de saúde mental, história judicial e redes sociais
De acordo com o Maine Information and Analysis Center , o agressor é um instrutor certificado de armas de fogo da cidade de Bowdoin , no Maine, e como fontes policiais confirmaram à mídia local, como a CNN ou o The New York Post , ele é um reservista dos EUA. exército .
Nascido em 4 de abril de 1983, Card mostrou em suas redes sociais sua vocação para a pesca e a caça . Além disso, acompanhou e gostou de publicações conservadoras como Donald Trump e Tucker Carlson .
No boletim de ocorrência, alertaram que o homem sofre de “problemas de saúde mental” que, como ele próprio indicou, o fizeram “ ouvir vozes” na sua cabeça . Na verdade, foi relatado que Card passou duas semanas num centro de saúde mental no verão passado, depois de fazer ” ameaças de atirar na base da Guarda Nacional em Saco “.
De acordo com a NBC , a Universidade do Maine confirmou que Card estudou engenharia naquela instituição de 2001 a 2004. Por sua vez, os registros do tribunal do Maine mostram que ele foi acusado de excesso de velocidade em 2001 e 2002.
Além disso, segundo o comissário do Departamento de Segurança Pública do Maine, Mike Sauschuck , nas últimas horas o carro do agressor foi encontrado na cidade de Lisboa, a cerca de 12 quilómetros do local do tiroteio. A foto do veículo branco foi publicada e divulgada para que quem o vir possa fornecer informações que possam ajudar a localizar o fugitivo.
Como foi o tiroteio no Maine que deixou pelo menos 22 mortos?
Por volta das 19h, horário local, Card abriu fogo com um rifle de assalto estilo AR-15 em uma pista de boliche, um restaurante e uma rede de lojas Walmart. diante de dezenas de pessoas. Embora ainda não existam números oficiais de vítimas, vários meios de comunicação locais informaram que houve pelo menos 22 mortos e mais de 80 feridos.
Nas imagens que se tornaram virais, as vítimas aparecem fugindo do massacre, que a esta altura já é o mais sangrento do ano e um dos mais mortíferos da história dos Estados Unidos.
A polícia local, que pediu à população nas redes sociais que procurasse refúgio por se tratar de uma “situação ativa”, publicou uma fotografia do principal suspeito do ataque, a entrar num local.