De acordo com O GLOBO, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), tem manifestado aos seus aliados no Congresso sua vontade de submeter seu nome a sondagens de opinião visando à candidatura à Presidência da República.
As declarações de Lira nessa direção surgiram depois que um levantamento foi divulgado neste mês pelo Instituto Paraná Pesquisas. Lira não foi incluído entre os nomes avaliados, mas expressou aos deputados seu interesse em conhecer sua performance nesse cenário.
Os dados revelaram que, caso a eleição de 2026 ocorresse no momento atual, o presidente Lula (PT) conquistaria 36,6% das intenções de voto, enquanto o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), se destacaria como seu principal concorrente, com 12,7% dos votos.
Lira permanecerá como presidente da Câmara até fevereiro de 2025. Recentemente, há duas semanas, o deputado bloqueou a agenda econômica do governo na Casa, que visa aumentar a receita em mais de R$ 60 bilhões.
Contudo, nesta quarta-feira, Lula cedeu às pressões do centrão ao demitir a presidente da Caixa Econômica Federal, Rita Serrano, e nomear Carlos Antônio Vieira Fernandes como seu substituto.
O nome foi indicado por Lira, que pessoalmente coordenou a seleção para o banco. Agora, o presidente da Câmara deu indícios de que pretende acelerar a avaliação de projetos prioritários para o governo federal, como a tributação de fundos e empresas offshore, que foi aprovada na noite desta quarta-feira na Casa.