Na manhã desta quarta-feira, 25, a Polícia Federal deflagrou a 19a fase da Operação Lesa Pátria. O objetivo é identificar indivíduos que incitaram, participaram e insuflaram os atos terroristas do 8 de janeiro em Brasília.
Naquela ocasião, o Palácio do Planalto, o Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal foram invadidos e destruídos pelos atos de violência dos apoiadores extremistas de Jair Bolsonaro.
De acordo com a PF, os agentes estão cumprindo medidas judiciais contra 12 suspeitos, incluindo cinco prisões preventivas e 13 mandados de busca e apreensão, todos autorizados pelo Supremo Tribunal Federal. As ações estão ocorrendo em Cuiabá/MT, Cáceres/MT, Santos/SP, São Gonçalo/RJ e em Brasília/DF.
Os atos investigados podem constituir crimes como abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido e crimes da lei de terrorismo.
As investigações continuam em andamento e a Operação Lesa Pátria está em curso, com atualizações periódicas sobre o número de mandados judiciais cumpridos.