Chefe da OTAN diz que Suécia está pronta para entrar no bloco

Former Norwegian Prime Minister Jens Stoltenberg pauses during an address to the media in Oslo on Friday, after NATO ambassadors chose him to be the next head of the alliance. Image: NTB Scanpix/Reuters/Landov

TASS – A Suécia cumpriu os seus compromissos com a Turquia e está agora pronta para aderir à Aliança do Atlântico Norte, disse o secretário-geral da NATO, Jens Stoltenberg.

“A Suécia cumpriu os seus compromissos. A Suécia alterou a sua constituição, mudou as suas leis, expandiu a cooperação antiterrorista e retomou as exportações de armas para a Turquia”, destacou numa conferência de imprensa em Estocolmo. “Estou ansioso por acolher a Suécia como um aliado de pleno direito da NATO num futuro muito próximo”, acrescentou Stoltenberg.

O chefe da OTAN sublinhou que saudou a decisão do presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, de enviar o protocolo de adesão da Suécia à OTAN à Grande Assembleia Nacional.

Erdogan apresentou anteriormente o documento ao parlamento da Turquia. De acordo com a lei turca, será primeiro apreciado pela Comissão Parlamentar dos Negócios Estrangeiros e, se aprovado, será submetido a votação no parlamento.

A Turquia e a Hungria são os únicos dois países da NATO que ainda não ratificaram os protocolos sobre a adesão da Suécia à aliança.

Redação:
Related Post

Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.