TASS – A Suécia cumpriu os seus compromissos com a Turquia e está agora pronta para aderir à Aliança do Atlântico Norte, disse o secretário-geral da NATO, Jens Stoltenberg.
“A Suécia cumpriu os seus compromissos. A Suécia alterou a sua constituição, mudou as suas leis, expandiu a cooperação antiterrorista e retomou as exportações de armas para a Turquia”, destacou numa conferência de imprensa em Estocolmo. “Estou ansioso por acolher a Suécia como um aliado de pleno direito da NATO num futuro muito próximo”, acrescentou Stoltenberg.
O chefe da OTAN sublinhou que saudou a decisão do presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, de enviar o protocolo de adesão da Suécia à OTAN à Grande Assembleia Nacional.
Erdogan apresentou anteriormente o documento ao parlamento da Turquia. De acordo com a lei turca, será primeiro apreciado pela Comissão Parlamentar dos Negócios Estrangeiros e, se aprovado, será submetido a votação no parlamento.
A Turquia e a Hungria são os únicos dois países da NATO que ainda não ratificaram os protocolos sobre a adesão da Suécia à aliança.