Nesta terça-feira, 24, o ministro da Justiça, Flávio Dino, revelou que propôs ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva o uso das Forças Armadas em determinadas áreas do Rio de Janeiro e que o presidente está planejando consultar o ministro da Defesa, José Múcio Monteiro.
Ontem, milicianos incendiaram 35 ônibus no Rio, causando o maior ataque em um único dia na história da cidade. Os moradores enfrentaram uma situação caótica e ainda estão sofrendo as consequências dos ataques. Mais cedo, Lula afirmou que o governo irá reforçar o apoio federal no Rio.
“Estamos discutindo a possibilidade do envolvimento das Forças Armadas em algumas áreas. Apresentei essa proposta ao presidente Lula ontem e soube hoje que ele se reuniu com o ministro Múcio”, disse o ministro ao G1.
Sobre o aumento da presença da Força Nacional, o ministro da Justiça mencionou que o envio de reforços também dependerá da colaboração de outros governadores, uma vez que o contingente da Força Nacional é limitado.
“Ele [Lula] concordou com a ideia, tanto que convocou hoje o ministro José Múcio, da Defesa, para conversar”, disse Dino. Ele descartou, por enquanto, a possibilidade de intervenção federal na segurança pública do Rio.
“No momento, não há estudo ou discussão sobre isso e afirmo que não haveria base constitucional ou legal para uma intervenção federal”, acrescentou.
O ministro também destacou que os contingentes da Polícia Federal e da Polícia Rodoviária Federal foram reforçados.
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!