Sputnik – O ministro das Relações Exteriores do Irã, Hossein Amirabdollahian, afirmou durante uma coletiva de imprensa que o conflito entre Israel e o Hamas representa uma “guerra por procuração”.
De acordo com o ministro, esta guerra está sendo travada pelo “regime israelense em nome dos EUA contra o oprimido povo palestino”.
O chanceler iraniano também afirmou que Israel, com o apoio dos EUA, está destruindo hospitais, igrejas, mesquitas, residências e atacando mulheres e crianças sob o falso pretexto de lutar contra o Hamas.
Ele ainda indicou que as hostilidades de Israel converteram a região em um “barril de pólvora”, e alertou que “qualquer erro de cálculo no genocídio e deslocamento forçado” dos palestinos pode ter “consequências graves e amargas”, tanto para a região como para os adversários.
Amirabdollahian aproveitou o momento para alertar os EUA e Israel de que, se não pararem imediatamente com seus crimes humanitários contra os palestinos, “há a possibilidade de que a qualquer momento a região saia do controle”.