Publicado em 23/10/2023
Por Cullen McCue
Trending Politics News — O coronel reformado do Exército dos EUA, Douglas Macgregor, juntou-se a Tucker Carlson para discutir a crise em curso no Oriente Médio e o que isso poderia significar para os Estados Unidos. MacGregor alertou que a guerra com o Irã muito provavelmente levaria à Terceira Guerra Mundial, com a adesão da Rússia à campanha.
Carlson exibiu pela primeira vez um clipe do senador Lindey Graham (R-SC) pedindo aos Estados Unidos que bombardeiem os campos petrolíferos iranianos se a milícia do Hezbollah – um grupo apoiado pelo Irã – atacar Israel a partir do Líbano. Carlson especulou que muitos políticos de ambos os lados do corredor concordam com Graham, mesmo que não o digam publicamente.
Ele então se voltou para o Coronel Macgregor, perguntando “você acha que estamos caminhando para uma guerra com o Irã?”
“Sim, eu acho. E parece que o destino escolhido é de fato o Armagedom”, respondeu MacGregor. “Não parece haver qualquer apreciação real das implicações para nós e, francamente, para a Europa e o mundo, bem como para o Oriente Médio, de tal ação. Tomemos como exemplo apenas do lado econômico: cerca de vinte por cento do petróleo mundial passa pelo Estreito de Ormuz todos os meses. Provavelmente vinte e cinco por cento do gás natural liquefeito, estamos falando em fechar dois a três milhões de barris por dia de petróleo do Irã.”
No lado militar, Macgregor alertou que o arsenal de mísseis e as capacidades de guerra cibernética do Irã representam uma grave ameaça aos ativos militares dos EUA na região, magnitudes maiores do que as ameaças representadas por adversários anteriores no Oriente Médio.
“Agora, quando olhamos para o lado militar, temos de olhar para o arsenal de mísseis que o Irã possui, e eles podem atingir mil e duzentas milhas com grande precisão. Ogivas convencionais altamente explosivas causariam enormes danos, destruindo quarteirões inteiros em lugares como Haifa, Tel Aviv e até Jerusalém, embora eu duvide que ataquem Jerusalém”, disse Macgregor, que serviu brevemente como conselheiro de defesa na administração Trump..
“O resultado final é que precisamos pensar bem sobre isso, e todos agora estão emocionados. Não há pensamento em lugar nenhum.”