De acordo com uma recente pesquisa do Ipespe em conjunto com a Febraban, mais da metade dos cidadãos brasileiros continua a aprovar o governo do presidente Lula. Segundo o levantamento, o índice atual de aprovação é de 53%. Esse é o segundo maior índice de satisfação desde o início da série histórica desse levantamento.
Comparado aos dados de setembro, houve uma diminuição de 2 pontos percentuais na aprovação, que naquele mês estava em 55%. Ao mesmo tempo, o índice de desaprovação aumentou em dois pontos, atingindo agora 40%. É importante notar que essa variação se encontra dentro da margem de erro da pesquisa.
Além disso, a pesquisa revela outros aspectos relevantes sobre a percepção pública. Cerca de metade dos entrevistados (48%) acredita que o Brasil está em uma situação melhor este ano sob a gestão de Lula em comparação a 2022, quando Jair Bolsonaro ocupava o Palácio do Planalto. Enquanto isso, a parcela que acredita que o cenário se manteve estável caiu 3 pontos, chegando a 30%. A opinião de que houve uma piora oscilou ligeiramente, de 19% para 20%.
Quando se trata de expectativas econômicas pessoais, a pesquisa revela um otimismo contínuo: 70% dos entrevistados esperam ver uma melhoria em sua renda ou na de suas famílias até o final do ano. Apenas 8% antecipam uma piora, enquanto 20% acreditam que sua situação financeira permanecerá a mesma.
O levantamento divulgado nesta terça-feira, 24, foi realizado entre os dias 12 e 16 de outubro e contou com 2 mil entrevistas por telefone. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais e o índice de confiança é de 95,5%.
Acesse o relatório clicando aqui.