Projeção da inflação cai ainda mais para 2023

Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

Os cerca de 150 analistas do mercado financeiro consultados pelo Banco Central (BC) toda semana ajustaram para baixo sua previsão de inflação para o ano de 2023. Conforme indicado no Relatório Focus divulgado nesta segunda-feira (23/10), o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que representa a inflação oficial do país, é agora estimado para encerrar o ano em 4,65%.

Na semana anterior, a expectativa era de 4,75%, e, na semana anterior a essa, de 4,86%.

De acordo com o Conselho Monetário Nacional (CMN), a meta de inflação estabelecida para 2023 é de 3,25%. Levando em consideração a margem de tolerância de 1,5 ponto percentual para cima ou para baixo, a meta será considerada cumprida se a inflação ficar dentro do intervalo de 1,75% a 4,75%.

Portanto, as duas últimas projeções do mercado financeiro estão dentro do limite máximo da meta estabelecida para o IPCA.

No que se refere ao próximo ano, os economistas consultados pelo Banco Central também fizeram um leve ajuste em sua previsão, reduzindo-a de 3,88% para 3,87%. Quanto a 2025 e 2026, a projeção permaneceu inalterada, mantendo-se no mesmo nível das semanas anteriores, com uma expectativa de 3,5%.

O Relatório Focus consolida as projeções do mercado financeiro coletadas até a sexta-feira que antecede sua publicação. Esse boletim é disponibilizado regularmente todas as segundas-feiras.

Rhyan de Meira: Rhyan de Meira é estudante de jornalismo na Universidade Federal Fluminense. Ele está participando de uma pesquisa sobre a ditadura militar, escreve sobre política, economia, é apaixonado por samba e faz a cobertura do carnaval carioca. Instagram: @rhyandemeira
Related Post

Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.