O representante do Brasil na reunião convocada pelo Egito para abordar a crise humanitária resultante do conflito no Oriente Médio, neste sábado (21) será o Ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira.
Antes da conferência no Cairo, Mauro Vieira, o Ministro das Relações Exteriores, ressaltou que a diplomacia brasileira transmitirá a seguinte mensagem durante o encontro:
“Não é possível mais que continue com uma carência absoluta de todos os víveres, de todos os bens de primeira necessidade, até de água. Precisamos discutir essa questão antes que a situação se transforme num problema humanitário de maior volume ainda. A expectativa é que se crie uma consciência de que é chegado o momento de pôr um ponto final a esse derramamento de sangue e a essa guerra que, no fundo, afeta todo mundo”.
Junto ao Brasil e Egito, estarão presentes na cúpula representantes da Jordânia, Catar e Turquia, bem como delegações de outros países do Oriente Médio e da Europa.
Mauro Vieira expressou otimismo em relação à reunião, pois ela representa a primeira oportunidade de discutir um processo de paz após a tentativa de aprovação de uma resolução no Conselho de Segurança da ONU, presidido pelo Brasil durante o mês de outubro. A resolução buscava um cessar-fogo na região, a criação de corredores humanitários e a possibilidade de ampliar a ajuda humanitária no território palestino. O texto recebeu amplo apoio, com 12 votos a favor, mas foi vetado pelos Estados Unidos.
“Eu venho ao Cairo por instrução do presidente Lula para representá-lo nesta importante conferência que está sendo promovida pelo governo egípcio para se discutir a questão da guerra no Oriente Médio e, sobretudo, para trazer a mesma mensagem que nós apresentamos no Conselho de Segurança das Nações Unidas, em Nova York, que é chegar no momento de se tomar medidas de ajuda humanitária para aliviar o sofrimento do povo de Gaza”.
Brasileiros à espera para voltar para casa
Um grupo de aproximadamente 30 cidadãos brasileiros e seus familiares aguarda ser retirado da Faixa de Gaza, e eles estão atualmente alojados nas áreas de Khan Younis e Rafah, próximas à fronteira com o Egito. O governo brasileiro, por meio do Escritório de Representação do Brasil em Ramala, mantém um contato constante com esses cidadãos e fornece informações e suprimentos essenciais. Veículos contratados pelo Ministério das Relações Exteriores estão prontos e aguardam a abertura da passagem de Rafah para realizar a evacuação.
O Brasil mantém esforços contínuos em níveis superiores para facilitar a entrada dos cidadãos brasileiros no Egito. Uma aeronave da Presidência da República está estacionada no Cairo, pronta para resgatar os brasileiros que estão na Faixa de Gaza, aguardando a devida autorização para proceder com a operação de resgate.