Menu

Palestinos buscam refúgio em área evacuada após ataques

A ONU divulgou nesta sexta-feira (20) que os palestinos estão voltando ao norte de Gaza, área previamente designada para evacuação por parte de Israel. Isso ocorre devido ao fato de que, mesmo na parte sul de Gaza, eles continuam sujeitos a ataques com explosivos. Leia também: Israel faz palestinos se deslocarem para local de ataque […]

sem comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Foto: Agência Brasil

A ONU divulgou nesta sexta-feira (20) que os palestinos estão voltando ao norte de Gaza, área previamente designada para evacuação por parte de Israel. Isso ocorre devido ao fato de que, mesmo na parte sul de Gaza, eles continuam sujeitos a ataques com explosivos.

Leia também: Israel faz palestinos se deslocarem para local de ataque

Há sete dias, o governo de Israel anunciou sua intenção de lançar um ataque no norte da Faixa de Gaza e, consequentemente, solicitou a assistência da ONU para evacuar a população palestina. A organização expressou preocupação de que isso seria inviável, dado o grande número de mais de 1 milhão de pessoas envolvidas. Apesar disso, muitos palestinos, por iniciativa própria, dirigiram-se para o sul de Gaza na esperança de encontrar abrigo e segurança.

Conforme informações da ONU, uma parcela dessa população permanece vulnerável a ataques, inclusive na região onde se esperava que estivessem protegidos. Na madrugada desta sexta-feira, Israel lançou novos ataques aéreos em Gaza, atingindo áreas no sul onde os palestinos haviam sido aconselhados a buscar refúgio. As autoridades israelenses alegam que mais de cem alvos foram atingidos, afirmando que se tratavam de locais utilizados por grupos terroristas.

Segundo a representante da ONU para Direitos Humanos, Ravina Shamdasani, os palestinos se encontram em uma situação caótica e agora estão optando por retornar às suas áreas de origem. “Continuamos muito preocupados com o fato de que os ataques pesados das forças israelenses continuam em Gaza, inclusive no sul. Os ataques, somados às condições de vida extremamente difíceis no sul, parecem ter levado algumas pessoas a voltar para o norte, apesar dos bombardeios pesados que continuam ocorrendo lá”.

De acordo com a declaração de Ravina, palestinos têm compartilhado com a ONU que, diante dos ataques que ocorrem nas chamadas “áreas de segurança”, eles afirmaram que “preferem morrer em suas casas”.

Com informações do Uol.

Apoie o Cafezinho

Rhyan de Meira

Rhyan de Meira é estudante de jornalismo na Universidade Federal Fluminense. Ele está participando de uma pesquisa sobre a ditadura militar, escreve sobre política, economia, é apaixonado por samba e faz a cobertura do carnaval carioca. Instagram: @rhyandemeira

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!


Leia mais

Recentes

Recentes