Menu

Jandira na CPI do 8/1: conseguimos indiciar 8 generais – Assista

A CPMI do 8 de Janeiro aprovou o relatório da senadora Eliziane Gama por 20 votos a 11, pedindo o indiciamento de 61 pessoas, incluindo o ex-presidente Jair Bolsonaro, militares e ex-ministros. O relatório será enviado ao Ministério Público. A maioria dos integrantes da CPI é formada por aliados do presidente Luiz Inácio Lula da […]

1 comentário
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

A CPMI do 8 de Janeiro aprovou o relatório da senadora Eliziane Gama por 20 votos a 11, pedindo o indiciamento de 61 pessoas, incluindo o ex-presidente Jair Bolsonaro, militares e ex-ministros. O relatório será enviado ao Ministério Público. A maioria dos integrantes da CPI é formada por aliados do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A aprovação era esperada

Assista à fala importantíssima da deputada Jandira Feghali ou leia a transcrição à baixo:

Leia a transcrição:

Então presidente, eu primeiro quero expressar dois sentimentos O primeiro deles é um sentimento de honra. Honra por participar de um momento histórico do Brasil. Dentro do parlamento brasileiro onde eu já estou há oito mandatos E o outro sentimento é de vergonha.

Vergonha pelo que pude ver dos votos em separado, do comportamento de parte desta comissão. Que não me surpreende o voto em separado. Porque o comportamento nesta comissão foi permanentemente violento de não investigação, de aplaudir de pé golpistas da linha dura da ditadura e que se mostraram agora partícipes desse processo comportamento cínico, hipócrita, baseado na mentira e muitas vezes infantil de eu chegar a chamar de quinta série do ensino fundamental e eu diria presidente e faria algumas perguntas inclusive pra dizer esses votos em separado não conseguiram sequer indiciar um participe do oito de janeiro os réus confessos como Mauro Cid os que tentaram invadir a Polícia Federal não tem um militar indicado como partícipe dessa construção os caras que jogaram a bomba no aeroporto não estão indiciados no voto em separado.

Cadê esses caras? Cadê esses participes golpistas do processo Cadê o Augusto Heleno? Cadê a indicação e o indiciamento de verdadeiros criminosos contra a democracia brasileira? E ao mesmo senador Elisiane eu quero registrar o meu orgulho do seu relatório É uma peça de profundo compromisso com a democracia. Que é embasado tecnicamente, baseado em dados concretos, de depoimentos, de quebras de sigilo, de dados que nós conseguimos obter em leituras de milhares de páginas.

Como assim com uma assessoria qualificada de todos nós e é fruto de um trabalho coletivo de investigação que vossa excelência com coerência, coragem, ousadia e profunda relação com o processo democrático brasileiro faz um relatório que nos orgulha e essa é a minha honra de poder participar de um processo que produziu um relatório que consegue indiciar pela primeira vez na história, oito generais que não teve medo de fazê-lo, que conseguem indiciar ex-ministros que conseguem identificar financiadores do processo golpista.

Que consegue identificar as milícias digitais. Porque as milícias e a comunicação são fundamentais e estruturantes do processo do golpe. Quero dizer também que esses bolsonaristas esses bolsonaristas eles tentam ter um verniz contemporâneo. Mas eles carregam velhas ideias velhas ideias. Basta olhar todas as construções e os seus líderes. Não é à toa que no celular de Silvinei tem Mussolini Hitler.

Não é à toa que isso está lá o verniz contemporâneo que tentam dar é temperado, encharcado, agregado de valores antigos do liberalismo econômico, do anticomunismo e da ruptura democrática Basta olhar o que foi JK. Juscelino Kubitschek foi acusado de comunista, de favorecer os comunistas do seu governo e por isso teve jacaré-canga e Aragarças.

Ocupação de bases militares por soma de aeronáutica Exército. Para fazer o quê? Pra explodir o Palácio Laranjeiras, o Palácio do Catete e dizer que Brizola fazia umas conspiração comunista. Então era JK, era Brizola em meia um tentativa de romper a constituição brasileira contra a posse de jango, meia quatro também era contra os comunistas, contra a democracia e 2023 é igual.

É o mesmo discurso, é a mesma tese, é a mesma construção e é um discurso que atravessa a classe sociais. Porque eles se baseiam e aqui tem o livro do Rodrigo Nunes da do transavertigem onde ele explicita a gramática comum da moral comum que atravessa a classe sociais, mas a base da pirâmide que entra nessa não percebe que o principal prejudicado são eles. Porque eles assumem o militarismo extra e a força extrajudicial, eles assumem o discurso anticomunista, o anti-intelegência que aí vai contra a ciência e contra a cultura eles se colocam.

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

tony

18/10/2023 - 19h09

Conseguimos…isso significa que ja tinham uns alvos e construiram a narrativa para (na cabeça transtornada deles) chegar là.

Ninguem imaginava isso antes que essa enesima palhaçada começasse viu…kkkkkkkkkkkk

Essa “gente” é patetica, chega a da dò de tao é rasteira.


Leia mais

Recentes

Recentes