Reunião do Conselho de Segurança da ONU sobre proposta brasileira para confronto Israel x Hamas deve ocorrer nesta quarta-feira (18)
Fontes na diplomacia brasileira afirmaram à coluna que a reunião do Conselho de Segurança da ONU que discutiria proposta do Brasil para o confronto entre Israel e Hamas, inicialmente prevista para esta terça-feira (17), foi adiada e deve ocorrer na manhã desta quarta-feira (18).
Após o ataque de Israel a um hospital na Faixa de Gaza que deixou centenas de mortos, a Rússia e os Emirados Árabes Unidos pediram a realização de uma reunião de emergência.
As mesmas fontes afirmam estar esperançosas de que um acordo seja alcançado ainda nesta semana, com alguns chegando a acreditar que isso pode ocorrer ainda nesta quarta-feira (18) e que as dificuldades impostas pela divergências entre Rússia e EUA sejam superadas, principalmente depois do ataque à misses contra o hospital na Faixa de Gaza.
A proposta defendida pelo Brasil na ONU pede para que sejam realizadas pausas humanitárias para permitir o acesso à ajuda aos civis vitimados pelos bombardeios israelenses e também condena o ataque terrorista cometido pelo Hamas contra civis em Israel.
Caso a proposta brasileira seja aprovada, será um dia histórico para a diplomacia brasileira, que passou os últimos 4 anos sob o direcionamento de ser um pária internacional. A aprovação da proposta marcaria a retomada do protagonismo do país e de seu prestígio nas relações internacionais.