Publicado em 11/10/2023 – 10h54
Por Yuval Noah Harari
The Washington Post — Os israelitas lutam para compreender o que acaba de nos atingir. Primeiro comparamos o desastre atual com a Guerra do Yom Kippur, em 1973. Há cinquenta anos, os exércitos do Egito e da Síria lançaram um ataque surpresa e infligiram a Israel uma série de derrotas militares, antes das Forças de Defesa de Israel se reagruparem, recuperassem a iniciativa e virassem a mesa.
Mas à medida que surgem cada vez mais histórias e imagens horríveis sobre o massacre de comunidades inteiras, percebemos que o que aconteceu não se parece em nada com a Guerra do Yom Kippur. Nos jornais, nas redes sociais e em reuniões familiares, as pessoas fazem comparações com os momentos mais sombrios do povo judeu – como quando as unidades móveis de extermínio dos Einsatzgruppen nazis cercaram e assassinaram aldeões judeus durante o Holocausto, e quando foram travados pogroms contra judeus no Império Russo.
Pessoalmente, tenho familiares e amigos nos kibutzim Be’eri e Kfar Aza e ouvi muitas histórias horríveis. O Hamas teve o controle total destas duas comunidades durante horas. Os terroristas foram de casa em casa, assassinando sistematicamente famílias, matando pais na frente dos filhos e fazendo reféns, até bebés e avós. Sobreviventes aterrorizados trancaram-se dentro de armários e porões, pedindo ajuda ao exército e à polícia, que só chegava, muitas vezes, tarde demais.
Meu tio de 99 anos e sua esposa de 89 anos são membros do Be’eri. Todo o contato com eles foi cortado logo depois que o Hamas assumiu o controle do kibutz. Eles se esconderam em suas casas por horas enquanto dezenas de terroristas atacavam e matavam. Recebi a notícia de que eles sobreviveram. Conheço muitas pessoas que acabaram de receber a pior notícia de suas vidas.
A minha tia e o meu tio são dois judeus durões – nascidos na Europa Oriental nos anos entre guerras, já perderam um mundo no Holocausto. Crescemos com histórias sobre judeus indefesos que se escondiam dos nazistas em armários e porões, sem que ninguém viesse ajudá-los. O estado de Israel foi fundado para garantir que isto nunca mais aconteceria.
Então, como isso aconteceu? Como o estado de Israel desapareceu em ação?
Por um lado, os israelitas estão pagando o preço de anos de arrogância, durante os quais os nossos governos e muitos israelitas comuns sentiram que éramos tão mais fortes do que os palestinos, que poderíamos simplesmente ignorá-los. Há muito a criticar sobre a forma como Israel abandonou a tentativa de fazer a paz com os palestinos e manteve durante décadas milhões de palestinos sob ocupação.
Mas isto não justifica as atrocidades cometidas pelo Hamas, que, em qualquer caso, nunca aprovou qualquer possibilidade de um tratado de paz com Israel e fez tudo o que estava ao seu alcance para sabotar o processo de paz de Oslo. Qualquer pessoa que queira a paz deve condenar e impor sanções ao Hamas e exigir a libertação imediata de todos os reféns e o desarmamento completo do Hamas.
Além disso, independentemente da culpa que se atribua a Israel, isto não explica a disfunção do Estado. A história não é um conto de moralidade.
A verdadeira explicação para a disfunção de Israel é o populismo e não qualquer alegada imoralidade. Durante muitos anos, Israel foi governado por um homem forte populista, Benjamin Netanyahu, que é um gênio das relações públicas, mas um primeiro-ministro incompetente. Ele preferiu repetidamente os seus interesses pessoais ao interesse nacional e construiu a sua carreira dividindo a nação contra si mesma. Ele nomeou pessoas para cargos-chave com base mais na lealdade do que nas qualificações, recebeu o crédito por cada sucesso, sem nunca assumir a responsabilidade pelos fracassos, e parecia dar pouca importância a dizer ou ouvir a verdade.
A coligação que Netanyahu estabeleceu em dezembro de 2022 foi de longe a pior. É uma aliança de fanáticos messiânicos e oportunistas desavergonhados, que ignoraram os muitos problemas de Israel – incluindo a deterioração da situação de segurança – e concentraram-se, em vez disso, em apoderar-se de poder ilimitado. Na prossecução deste objetivo, adotaram políticas extremamente divisionistas, espalharam teorias de conspiração ultrajantes sobre instituições estatais que se opõem às suas políticas e rotularam as elites servidoras do país como traidoras do “estado profundo”.
O governo foi repetidamente avisado pelas suas próprias forças de segurança e por numerosos especialistas de que as suas políticas estavam a pôr Israel em perigo e a minar a dissuasão israelita numa altura de crescentes ameaças externas. No entanto, quando o chefe do Estado-Maior das FDI pediu uma reunião com Netanyahu para o alertar sobre as implicações de segurança das políticas do governo, Netanyahu recusou-se a encontrá-lo. Mesmo assim, quando o Ministro da Defesa, Yoav Gallant, deu o alarme, Netanyahu despediu-o. Ele foi então forçado a reintegrar Gallant apenas por causa de um surto de indignação popular. Tal comportamento durante muitos anos permitiu que uma calamidade atingisse Israel.
Não importa o que se pense de Israel e do conflito israelo-palestino, a forma como o populismo corroeu o Estado israelita deveria servir de aviso a outras democracias em todo o mundo.
Israel ainda pode salvar-se da catástrofe. Ainda goza de uma vantagem militar decisiva sobre o Hamas, bem como sobre os seus muitos outros inimigos. A longa memória do sofrimento judaico agora galvaniza a nação. As FDI e outros órgãos estatais se recuperam do choque inicial. A sociedade civil se mobiliza como nunca antes, preenchendo muitas lacunas deixadas pela disfunção governamental. Os cidadãos fazem longas filas para doar sangue, acolher refugiados da zona de guerra nas suas casas e doar alimentos, roupas e outras necessidades.
Nesta hora de necessidade, também apelamos aos nossos amigos em todo o mundo para nos apoiarem. Há muito a criticar sobre o comportamento passado de Israel. O passado não pode ser mudado, mas esperamos que, uma vez assegurada a vitória sobre o Hamas, os israelitas não só responsabilizem o nosso atual governo, mas também abandonem as conspirações populistas e as fantasias messiânicas – e façam um esforço honesto para concretizar os ideais fundadores de democracia de Israel a nível interno e paz no exterior.
Yuval Noah Harari é autor de “Sapiens”, “Homo Deus” e “Unstoppable Us” e professor de história na Universidade Hebraica de Jerusalém.