Plano conceitual do trem experimental maglev de ultra-alta velocidade.
Publicado em 2023
Por Global Times
GT — O primeiro trem maglev experimental de ultra-alta velocidade do mundo, com velocidade máxima de mais de 1.000 quilômetros por hora (km/h), será construído em Harbin, capital da província de Heilongjiang, no nordeste da China, juntamente com instalações associadas.
A empresa de tecnologia de transporte World Artery, com sede em Pequim, uma das empresas por trás do projeto, disse em comunicado enviado ao Global Times que o projeto experimental será usado para impulsionar o turismo local.
Um tubo de transporte com vácuo parcial, a maior parte do programa, pode ajudar o trem a acelerar até mais de 1.000 km/h a um custo relativamente baixo e com alto nível de segurança.
Zheng Bin, presidente da World Artery, disse que a construção da rota experimental será um avanço no campo, o que também representa um grande salto tecnológico na tradução do conceito em realidade.
O atual nível de tecnologia da China pode acelerar os trens maglev a velocidades ultra-altas, o que foi testado através de vários experimentos, segundo Sun Zhang, especialista em ferrovias da Universidade Tongji de Xangai.
No entanto, Sun disse que a operação comercial de comboios maglev com velocidades superiores a 1.000 km/h enfrenta desafios, incluindo garantir a segurança tanto do comboio como dos passageiros quando circulam a velocidades extremas num vácuo parcial.
“Por um lado, a condição de vácuo parcial do tubo deve ser mantida durante a operação. Por outro lado, alguns passageiros podem não tolerar a alta velocidade e a forte aceleração”, disse ele.
O tubo de transporte e as fábricas relevantes serão construídos em conjunto pela World Artery e pelo Harbin Industrial Investment Group Co, de acordo com um contrato de cooperação assinado pelas duas empresas na segunda-feira.
A empresa Harbin auxiliará no registro de construção do programa e fornecerá serviços, incluindo atração de investimentos e realização de consultoria política. A World Artery fornecerá tecnologia de construção, patentes relacionadas e outros insumos.
adelson lima
13/10/2023 - 11h23
Enquanto o mundo faz pum a China bomba!