De acordo com uma pesquisa recente do Dialog Center divulgada nesta quinta-feira (12) pelo Jerusalem Post, aproximadamente 80% dos cidadãos judeus de Israel atribuem a responsabilidade da infiltração em grande escala de militantes do Hamas e do ataque no sul de Israel ao governo e ao primeiro-ministro Benjamin Netanyahu.
A pesquisa revelou que uma grande maioria de 86% dos entrevistados, inclusive 79% dos apoiadores da coalizão, consideram o ataque surpresa em Gaza como uma demonstração de falha na liderança do país. Além disso, 92% dos entrevistados afirmaram que a guerra está gerando ansiedade.
Adicionalmente, quase a totalidade dos entrevistados (94%) está convencida de que o governo é responsável pela falta de preparação de segurança que culminou no ataque no sul, sendo que mais de 75% deles atribuem a maior parte dessa responsabilidade ao governo.
Benjamin Netanyahu deve renunciar após o término da guerra, acreditam os israelenses.
A pesquisa, que consultou 620 judeus israelenses de todas as regiões do país, também revelou que a maioria dos entrevistados acredita que Netanyahu deveria renunciar após a conclusão da Operação Escudos de Ferro.
Um maioria de 56% indicou que Netanyahu deveria renunciar ao término da guerra, e 28% dos eleitores da coalizão compartilham dessa perspectiva.
Além disso, 52% dos entrevistados também expressam a expectativa de que o ministro da Defesa, Yoav Gallant, apresente sua renúncia.
A maioria dos entrevistados igualmente destacou que não confia no governo para comandar as operações durante a guerra em Gaza. É importante notar que essa pesquisa foi conduzida antes do ex-ministro da Defesa Benny Gantz se unir a um governo de unidade de emergência na quarta-feira à noite.
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!