Seria bastante irresponsável se o presidente Lula, que também preside o Conselho de Segurança da ONU, adotasse uma postura pró-Israel no conflito com a Palestina. A via diplomática do Brasil sempre foi o da solução pacífica dos conflitos e do respeito a autodeterminação dos povos.
Além disso, Lula colocaria em xeque o seu próprio posto na ONU, correndo o risco de ser responsável por aprofundar ainda mais a guerra. Sendo assim, a postura neutra do chefe de estado brasileiro é correta, mas acima de tudo, responsável com os civis de ambos os lados.
Mas não é o que pensa o embaixador de Israel no Brasil, Daniel Zonshine, que criticou a postura de Lula na expectativa de que o Brasil entraria no bloco de países ocidentais que tomaram lado no conflito. Em entrevista a Veja, Zonshine pediu uma condenação inequívoca, sem ressalvas, por parte do Brasil.
“Como um país de relevância na arena internacional e atualmente exercendo a presidência do Conselho de Segurança da ONU, o Brasil está diante de decisões difíceis, nem sempre populares. Esperamos que o Brasil lidere de maneira equilibrada e correta”, disse.
Ora, a postura quase imediata de Lula condenando o TERRORISMO do Hamas e ao mesmo tempo criticando a ocupação de Israel em território palestino, que consequentemente também causa o TERRORISMO, é mais do que equilibrada, é sensata para quem realmente quer buscar soluções pacíficas em vez de prosseguir e lucrar com a guerra.
“Recebemos declarações de apoio de países como Estados Unidos, Grã-Bretanha, França, Itália e Alemanha, condenando de forma mais enfática as ações do Hamas. É hora de agir com base na humanidade, deixando de lado política e ideologia”, prossegue.
Essa afirmação do embaixador é interessante, pois ele quer passar a imagem de que essa guerra é descontaminada da política, sendo que toda guerra é política. Talvez devemos questionar o embaixador qual o interesse político de Israel em ocupar a Faixa de Gaza por décadas. É justo lembrar que o próprio Hamas tem seu projeto político muito claro.
Para completar essa crítica respeitosa ao embaixador israelense, trago aqui a recente declaração do ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, reiterando a posição do governo brasileiro nesse conflito que, enquanto durar, só vai resultar em mais mortes de ambos os lados.
“Evidentemente que nós condenamos as violências, o derramamento de sangue, mas achamos que, sobretudo estando o Brasil na presidência do Conselho de Segurança (da ONU) neste mês, tem que trabalhar para que haja um entendimento, uma discussão”, disse Vieira durante sua viagem ao Camboja, em entrevista gravada para a Voz do Brasil, da EBC.
Jorge
12/10/2023 - 10h24
Agora tiveram uma resposta , não com pedras ,mas com a mesma moeda com que sempre atacaram e atacam o estado e territórios da Palestina .
Jorge
12/10/2023 - 10h20
Que se identifiquem essa corja de carneiros que aqui fizeram comentários sobre a posição política do governo do Brazil em relação ao conflito e invasão que Israel faz desde 1948, ao ocupar Gaza um dos muitos territórios dos palestinos, roubados, abusados e invadidos pelos sionistas judeus que governam um estado ilegal que é Israel, sionistas estes que colaboravam com os nazis na II Guerra Mundial, contra os restantes judeus que eram comerciantes e tinham fortunas ,para assim se apoderarem dessas fortunas. Pois estes idiotas ignorantes que se identifiquem e dêem a cara, corja de meliantes e falsos perfis.
Luiz
12/10/2023 - 08h20
A fazvor da civildade.
Dao ouvidos a estes asnos.
Repitindo.
Fala masi.
Dinehiro público.
Meu neto de 6 anos escreve melhor que vcs.
Acho que vcs estão passando vergonha.
Não acham não?
enganado
11/10/2023 - 18h10
Desde qdo i$$$raHell foi confiável em qq questão ???? Ali é só excrescência, desde o voto do Osvaldo Aranha em 1947.
EdsonLuíz.
11/10/2023 - 14h50
Lula e o PT defendem a AUTODETERMINAÇÃO ?
NUNCA !!!
Lula e o PT só defendem autodeterminação quando lhes é conveniente!
Com a soberania de países é a mesma coisa e Lula e o PT só defendem soberania quando lhes convém.
Nada o PT defende por princípios. Nem mesmo as questões ideológicas o PT defende por princípios e valores, embora fiquem enganando e se dizendo ideológicos para se dizerem “de esquerda”.
O PT faz tudo por fisiologia e oportunismo!
Ugo
11/10/2023 - 11h47
Achar que um asno como Lula se posicione a fazvor da civildade como fizeram os paises normais ao contrario das aberraçoes é realmente irresponsavél.
Guy
11/10/2023 - 11h26
Perfeito.
Mas corrija o “cheque” ali no começo, peloamordedeus. Quem sempre quer que se “coloque em cheque” é o Zé Lensky.
Fanta
11/10/2023 - 10h45
Lula é o mesm oidiota que andava dizendo que resolveria a guerra na Ucrania em 2 minutos sabendo que os imbecis que dao ouvido a este asnos vao repitindo essas besteiras para retardados mentais ?
Ninguem fala masi nada a respeito deste lider, desse estadista do mensalao e do petrolao, do novo Mandela de Osasco…kkkkkkkkkk
Que populaço de asnos é a brasileira ?
Galinzé
11/10/2023 - 10h42
Lula é um completo imbecil, um canastrao analfabetobom para lavar dinehiro publico numa plantaçào de bananas como o Brasil e que nao sabe nem onde é Israel na mapa do mundo.
A ONU ou nada sao a mesma coisa, do que diz a ONU nao vale nada, zero.