EUA e Rússia estão com medo da guerra se aprofundar no Oriente Médio

Foto: Reprodução

A situação no Oriente Médio tornou-se perigosa devido à crescente possibilidade de uma escalada do conflito entre palestinos e israelenses. O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, emitiu um apelo à moderação nesta terça-feira (10), instando as partes envolvidas a agirem com cautela em um momento de grande preocupação.

Ele enfatizou que a situação é mais do que alarmante e tem o potencial de se espalhar para além do atual conflito árabe-israelense. Peskov também expressou preocupação com a influência de indivíduos exaltados que podem tomar decisões impulsivas e destacou a importância de envolver atores políticos comprometidos com uma solução pacífica.

Os Estados Unidos também manifestaram preocupação com o aumento das hostilidades na região. O conselheiro de Segurança Nacional, Jake Sullivan, revelou que os EUA deslocaram um porta-aviões para enviar uma mensagem clara de dissuasão a possíveis atores, sejam eles estados ou não estatais, que tentem expandir o conflito.

Embora ele não tenha especificado a quais atores se referia, Sullivan enfatizou que o movimento não foi em resposta ao Hamas, mas sim uma medida destinada a evitar uma escalada mais ampla do conflito.

O recente ataque de foguetes sem precedentes a Israel, originado na Faixa de Gaza, agravou ainda mais a situação. O exército israelense relatou que o grupo militante Hamas lançou mais de 3.000 foguetes e que dezenas de tropas do Hamas se infiltraram nas áreas de fronteira no sul de Israel. Como resposta, Israel enviou tropas para retomar esses territórios das forças palestinas e realizou ataques contra as posições do Hamas em Gaza.

A situação humanitária também é motivo de grande preocupação, com um alto número de baixas relatadas em ambos os lados.

De acordo com o jornal Haaretz, pelo menos 830 palestinos foram mortos e 4.250 ficaram feridos devido a ataques aéreos israelenses em Gaza, enquanto 900 israelenses perderam a vida e 2.400 ficaram feridos, conforme informado pelo mesmo periódico. A escalada do conflito requer um esforço conjunto para encontrar uma solução pacífica que traga alívio para ambas as partes envolvidas.

Redação:
Related Post

Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.